domingo, 31 de julho de 2011

Novo (?) Vaso


O vaso não é novo, apenas a destinação que dei a ele. 
É uma panela antiga, ou caldeirão (caldeirinha), que comprei em um leilão no ano passado. Para decoração, é claro.
E passando pelo supermercado, estava com desejo de azaleias brancas.
Não ficou lindo demais? Eu gostei!


p.s. Para quem me perguntou sobre girassol mexicano: é a mesma coisa que margarida mexicana. E por favor, deixe o email para que eu possa responder. 


domingo, 24 de julho de 2011

Passarinho


Eu estava procurando um outro, e este apareceu na foto. E agora? Que passarinho é esse? 
Com o frio, todos estão gordinhos, fofinhos, protegidos com muitas penas.

Na casa da mamãe, temos esse "observatório" para a mata e os pássaros; fica num ponto estratégico, bem ao lado da churrasqueira. Na verdade, é o patamar de uma escada, mas já viram, né?

sábado, 23 de julho de 2011

Mais fotos do pátio - atualizado

Hoje eu comentei com a Teresa que não havia encontrado mais líquens vermelhos nas árvores.
Terminei o comentário e cliquei "send". Bem nessa hora, minha mãe me chamou. Pronto, lá fui eu com a câmera no pescoço. Já vou avisando que tirei o dia para colocar as visitas aos blogs em dia, mas está difícil.
O resultado é que ensinei à família o que são os líquens vermelho e agora todo mundo já sabe identificá-los. A emoção foi tanta ao encontrar mais alguns que o meu coração chegou ao palpitar. Já avisei que ninguém pode tocar neles, nem de perto, nem de longe! Muito cuidado, eu avisei, eles são extremamente sensíveis, não se pode nem respirar perto deles. Nem falar muito alto perto deles. 
Exagero? Melhor assim!
Aproveitei para tirar algumas outras fotos e dar umas lições de biologia para a mamãe. Não é fácil andar no pátio, fomos nos segurando colina abaixo, colina acima. Acompanhem-nos!


 Aqui são os vermelhos:





 Essa é uma árvore torta que achamos bonita - vejam como a sombra acompanha a curva do tronco:


Abaixo, mamãe deseja saber se essa mancha branca vai virar vermelha. Eu respondi que não sou bióloga. A Teresa respondeu que é outro tipo de líquen.

Lindo, não é? Parece o fundo do mar. 

Outro líquen vermelho:

Abaixo, o tronco de uma açoita-cavalo, que deve ser muito antiga. Pensei que a Teresa ia gostar da foto. Não sei se essa árvore é só daqui do sul, temos até um arroio com esse nome aqui em Rolante.




Eu proibi a minha mãe e a minha empregada de varrerem o pátio. Elas têm mania de tirar todas as folhinhas do chão. No início, imaginem só, elas queimavam as folhas. Eu quase tive um ataque cardíaco quando descobri isso. Esse ano dei um ultimato: se varrerem uma folhinha, eu vendo tudo. Olhem que lindo!!!


Mais uma árvore tatuada de branco:


Algas? Não, a Teresa disse que são briófitas:




 É claro que a Safira tinha que posar para a foto. Clica-me, ou te devoro. 

Todas essas árvores são nativas e não faço ideia do que sejam. 



Curtiram mais um passeio?

terça-feira, 19 de julho de 2011

Temperos

Comprei outro dia, no supermercado. Não resisto a umas plantinhas aromáticas! Hum, estou postando as fotos e sentindo os aromas!

Manjericão

Funcho

Hortelã

Orégano


sábado, 16 de julho de 2011

Passeio no Pátio + Mancha Estranha

Como eu comentei no outro blog, sexta-feira passada foi um dia daqueles...
Cheguei em casa e fui fazer mil coisas, incluindo colheita de lavanda (vejam lá no blog primo-irmão) e catar lenha (vejam abaixo).

Há um tempão eu reparo em troncos de árvores, não é à toa que já fui apelidada de elfa e agora de fada... pois reparei que, não sei desde quando, essa árvore (se não me engano, é um guapuruvu) tem umas manchas vermelhas. Eu sou leiga em biologia, alguém sabe o que é isso?
Não é tinta! Será doença?


A minha esperança é a Teresa, minha bióloga de plantão! 


Pessegueiro em flor:


Antes que as ecologistas me batam, esses galhos caem das árvores com o vento e estão no chão, pelo pátio. Eu fiz uma pequena ginástica de abaixa-levanta catando galhos para queimar na lareira, pois na sexta-feira passada (dia 08) ainda estava muito frio. Não é a nossa lareira que vai salvar o mundo e nós evitamos o desperdício em tudo. 


O que é interessante é a aula de biologia até na atividade de catar lenha. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...