segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Magnólias




Li uma vez que as flores dos capricornianos são frésias, magnólias, coisas bem difíceis, que florescem apenas uma vez por ano. Creio que posso incluir tulipas e tudo o que for difícil de cultivar que vocês possam imaginar. 




Cheguei em casa na sexta à tardinha e fui ver minha magnólia branca - uma delas. Eu não posso ver uma à venda, que vou comprando. Tá, eu só tenho duas ou três. Mas nesse ano, uma delas abriu botões de flor enormes e eu estava louca para ver as flores. Quando vi, comecei a pular (de salto, na grama, imaginem!) e a dar gritinhos. Nunca tinha visto uma magnólia branca com uma flor tão grande e tão perfumada. 




Como aqui em casa minhas flores são exibidas,  elas abriram bem viradas para a cerca. Essa da foto acima, como vocês veem, minha mãe puxou para que eu pudesse clicar. Bom, são duas flores por enquanto, totalmente abertas, no entardecer. As fotos não saíram grande coisa, pois a luz não estava legal e a fotógrafa aqui é de meia tigela.






  
Abaixo, vejam as fotos das magnólias brancas no sábado pela manhã: as flores se fecharam! Levemente, mas deu para notar que elas se fecharam. Eu levei um susto, mas ainda bem que estava com a câmera a postos. 


E nada como  a luz do sol, na medida certa, para nos proporcionar belíssimas fotos! 

Agora, abaixo, magnólias do tipo tulipa, roxas, fotografadas em diversas ocasiões. 
Essa árvore, da foto abaixo, fica nos fundos do terreno. 
Esse tipo de flor não se abre como a branca. 
Por esse motivo eu fiquei tão boquiaberta quando vi a branca espalhafatosa daquele jeito!



É muito linda, não é? Vejam se não parece um candelabro cheio de velas? A minha mãe disse que tem vontade de levar para dentro de casa!










Essa árvore fica na frente de casa. Todas são mudas feitas de galhos, ganhamos dos vizinhos. 
E abaixo, vocês veem a minha casa por outro ângulo. Atualmente está mais bonita, pois as azaleias, todas rosas, estão florescendo.




 Voltamos aos fundos.









Acima, eu não resisti a esse close. É um botão de flor de magnólia e um... líquen? É isso, Teresa?
Espero que tenham apreciado as fotos. Sou exagerada mesmo, em um giro pelo pátio, eu tiro 80 fotos, bem fácil. É claro que eu não imprimo as fotos. 


domingo, 14 de agosto de 2011

Mais passarinhos e um pouco de decoração


Minha mãe foi até uma floricultura essa semana, viu essa estatueta e comprou-a. Pensou que se não a comprasse, eu teria um chilique. Acertou em cheio. Ela é feita em gesso e tem um defeito, nada que um abatimento no preço não solucione. Um ótimo comedouro, aprovado imediatamente pelos pássaros! É só mantê-lo longe da chuva. Agora, que a minha irmã me doou uma outra lata de panetone (também azul) e com esse artefato em gesso, acabaram as filas para a alimentação. Juro, eles faziam filas quando havia apenas uma lata. Tão lindinhos!



canarinhos e um tiê (acho)
Para quem está chegando agora: eu tenho comedouros normais distribuídos pelo pátio, mas os passarinhos gostam de comer direto na lata, que seria o meu "estoque".  
O que eu observei: eles não brigam entre si, nunca brigaram, mesmo quando havia apenas uma lata.
Não interessa a diferença entre eles, ou seja, se é tico-tico ou canarinho, tiê ou pombo: nunca houve briga. Todos fazem fila e comem na lata. Se tem algum fazendo a refeição sozinho, ele dá um pulinho na lata, pega a comidinha e sai para comer do lado de fora. Provavelmente, fica controlando para ver se há algum predador por perto. Se há pássaros por perto, na mesa, ele permanece mais tempo dentro da lata. 
Em síntese, é melhor comer em bando. Mas eu não pensei que isso se aplicasse a diferentes tipos de passarinhos. Eles não fazem discriminação, é aí que eu queria chegar. A cor das penas ou do bico não faz diferença para eles, pelo menos na hora de comer. Tiramos uma grande lição daí, não é mesmo?


canarinho de costas e tico-tico da taquara esperando na cerca

de costas, um canarinho; na cerca, um tico-tico da taquara e o maior é um tiê do Mato Grosso

o canarinho de sempre e o preto eu acho que é um tiê, mas não tenho certeza. Lá embaixo, o tiê do Mato Grosso.
 Bom, eu sou daquelas para quem a decoração deve ser, preferencialmente, funcional. Levo um item para casa, mas ele serve para que, exatamente? Sinto muito, mas eu sou assim. Algumas coisas não tem serventia, são só lindas, mas eu prefiro que elas tenham duplo significado. E nesse aspecto, adorei minha peça de gesso!


Ah, outra coisa. Uma pessoa que trabalha aqui para nós de vez em quando nos disse que o Ibama andou libertando pássaros nativos, o que pode explicar as novas espécies no meu quintal. Pode mesmo: se eles chegaram aqui mortos de fome, viram a ração e foram ficando. Nunca vou entender como alguém pode prender esses bichinhos. Aliás, eu não poderia trabalhar no Ibama, nem com menores, nem em uma porção de outros lugares, pois eu ia acabar matando alguém. Então, viva o Ibama!


E bom domingo!


sábado, 13 de agosto de 2011

Canarinho na Lata



Já comentei com vocês que tiro essas fotos de dentro da cozinha? 
Pois é, e alguns passarinhos ficam de olho em mim!
Eu de olho neles, eles de olho em mim!
Não ficou fofa essa foto?


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Tico-Tico da Taquara


Esse é mais um passarinho novo na turma aqui do pátio.
Consegui identificar, pois desconfiei que era um tico-tico.
Lindinho, né?
Também virou cliente assíduo da lata.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Tiê do Mato Grosso















Apareceram por aqui há pouco tempo. 
Um macho (com o topete vermelho) e duas fêmeas. 
Adoram comer insetos e frutos.
Bem-vindos!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...