A Setembrina, que já é conhecida de vocês, passou o mês de julho no ninho. Ela mesma escolheu o lugar, lá no fundo do quintal, embaixo de umas árvores, e fez o ninho dela. Quando vimos, já tinha 3 ovos. Fazer o quê? Nada, né?
Foi o pior mês do ano e um dos piores invernos. Chuva, frio e granizo direto. Tempestade, raios e trovões. E a Setembrina ali, no ninho. Mal saía uma vez por dia para comer e tomar água. Foram 30 dias no ninho. A coitadinha emagreceu um monte.
Dos 7 ovos, nasceram 3 gansinhos, o primeiro exatamente no dia 1º de agosto e os outros dois no dia seguinte. O primeiro a nascer a minha mãe batizou de Pirulito. A primeira noite dele está registrada na foto abaixo. Eu parecia criança pulando na minha sacada, pois o único jeito de vê-lo era usando o zoom da câmera!
Eu não lembro o nome do outro, que viveu só alguns dias, mas o manchadinho, igualzinho à Bina, eu batizei de Mancha. Em poucos dias, eles já estavam na água.
Abaixo: Pirulito, Mancha e Safira.
A Safira se encarregou da "educação" dos gansinhos.
E quando eles passavam mal ou faziam alguma travessura, ela me chamava.
Ah sim, foram dias de muita emoção! Ela geralmente me acordava às 06h30min!
Abaixo, o Pirulito nadando.
No fim, só restou mesmo o Pirulito. Os outros dois morreram nas minhas mãos, para desespero da Cacau.
Na foto abaixo, o Pirulito, que é o que está mais atrás no bando, com quase 4 meses. Desde pequeno ele já atende pelo nome.
Fotos lindas, momentos muito legais! Pena só um ter restado! beijos,chica
ResponderExcluirOI Patty,amo esses bichinhos tenho vários ,bjs bom inicio de semana
ResponderExcluirdizem que sao melhores guardioes que cachorro, é verdade?
ResponderExcluirQue lindo amiga! Essa foto dele nadando parece gravura de livro de estorias infantis...um fofo!
ResponderExcluirbjus!
Ai, que dó dos outros terem morrido!
ResponderExcluirFiquei com tanta peninha! Foi por causa do frio?
O Pirulito está enorme! Não sabia que 4 meses eram suficientes para eles ficarem deste tamanho!
Oi, Patty!
ResponderExcluirUma pena que os outros não vingaram... mas com tanto frio, talvez tenha afetado suas estruturas - Na primeira foto, Safira parece bem orgulhosa dos seus filhotes! Pura emoção ver a natureza se manifestando!!
Boas festas e feliz 2014!!
Beijus,
Que coisa mais fofa esses seus gansos, amo os patos em geral, os acho muito bonitinhos e engraçadinhos. E vai entender o que se passa na cabeça dos nossos amigos animais, pois a sua gansa não escolheu os melhores dias para chocar, mas enfim, a natureza segue o seu ritmo mesmo por entre os dias tempestuosos.
ResponderExcluirQue coisa mais linda,Patty! Não poderia deixar de comentar! E deve ter sido tenso,preocupante e também emocionante,acompanhar o desenvolvimento desta bela ninhada de gansinhos! Muita peninha que os outros irmãozinhos não sobreviveram,mas a natureza tem lá os seus caminhos... Mas que linda vitória ver o "Pirulito", o "sobrevivente" dessa estória...Ele deve ser mesmo um gansinho esperto,forte e valente! E parabéns à bela "Safira" que provou ser uma educadora e uma "mãe" substituta zelosa e preciosa!
ResponderExcluirBeijos e tudo de bom pra essa adorável família de gansos!
Teresa