sexta-feira, 29 de abril de 2011

ALELUIA

ABRIL 2011 244(1)

Eu havia postado há instantes duas fotos, reconhecendo minha total ignorância sobre essa árvore. Vocês já pararam para pensar em como é difícil identificar árvores, plantas, aves, pela internet? Se não sabemos o nome, como vamos procurar pela imagem? 
O "causo" é que a minha irmã plantou duas mudas dessa "árvore", uma na rua e outra no pátio e eu estou desde ontem morrendo de amores por elas (amo flores amarelas) e também de curiosidade, pois não consigo ficar sem saber o nome das coisas.

ABRIL 2011 243(1)

Enfim, não é árvore, é um arbusto lenhoso e atende pelo singelo nome de ALELUIA (Senna Bicapsularis). Só aviso que identifiquei-a pelas fotos do banco de imagens que encontrei no google, eu analisei bem as folhas e as flores, mas nada impede que eu esteja equivocada. 
Só estou dizendo isso porque temos biólogos frequentando esse blog, chique hein? Não dá para fazer feio, não!
Como eu havia esclarecido antes, não tenho material de consulta aqui na praia.
Meus livros estão todos em casa:(


Um pouco de cultura:

Nome científico: Senna bicapsularis
Nome popular: Aleluia, pau-de-cachimbo.
Família: Caesalpinoideae.
Origem: Brasil.
Porte: Até 4  metros.
Flores: Primavera-verão.
Características: Arbusto lenhoso de ramagem densa muito utilizado em renques, conjuntos ou formando cerca viva à pleno-sol, em várias regiões do país. Produz uma floração amarela muito intensa e ornamental, desenvolvendo vagens com mucilagem interna  muito apreciadas por pássaros. É bem tolerante a solos úmidos o que permite seu cultivo em margens de tanques, riachos, etc. Exige poucos tratos culturais.
Propagação: Por sementes colhidas após a floração.

Fonte: Casa e Cia Paisagismo.


De tudo isso, só uma coisa não fecha: ela está florindo agora. E em outro site havia a informação de que ela floresce durante a quaresma, ou seja, entre verão e outono.


Agora, vou acrescentar uma foto especial, que eu estava "guardando" para quando fizesse a identificação:


ABRIL 2011 219(1)


Ah, como eu descobri o nome dela? 
Digitei no google: "árvore com flores amarelas".
Às vezes, um chute funciona!

3 comentários:

hanna brasil disse...

Você não postou as folhas, que são importantes para identificar. Também tenho uma árvore amarela que não sei o nome. As flores parecem iguais.

Unknown disse...

Vi esse arbusto lindo todo florido no jardim da minha cidade ai coloquei no Google: árvores com flores amarelas. após umas horas de pesquisa,kkk.. achei sua imagem e nela os nomes populares dessa coisa linda!!

Unknown disse...

Também fiquei apaixonada quando a vi pela primeira vez. Tenho uma plantada no centro do meu jardim na frente da casa.Quero deixa-lá redondinha. AMO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...