quarta-feira, 4 de maio de 2011

AROEIRA - MANSA OU BRAVA?

ABRIL 2011 234(1)




ABRIL 2011 245(1)


Eu tinha escrito um longo texto sobre natureza versus estupidez humana, mas decidi apagar tudo para evitar confusão. 


A informação é do Jardineiro.net:

  • Nome Científico: Schinus terebinthifolius
  • Sinonímia: Schinus mucronulata, Schinus weinmanniifolius, Schinus riedeliana, Schinus selloana, Schinus damaziana, Schinus raddiana
  • Nome Popular: Aroeira-mansa, aroeira-brasileira, aroeira-vermelha, cabuí, cambuí, fruto-de-sabiá, aguaraíba, aroeira-da-praia, aroeira-do-brejo, aroeira-pimenteira, bálsamo, corneíba, aroeira-do-paraná, aroeira do-sertão, pimenta-rosa
  • Família: Anacardiaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Argentina, Paraguai e Brasil
  • Ciclo de Vida: Perene
A aroeira-mansa é uma árvore de pequeno a médio porte, capaz de alcançar de 5 a 9 metros de altura. Seu caule é um pouco tortuoso e a casca escura e fissurada. As folhas são imparipinadas, com 8 a 12 centímetros de comprimento e 7 a 13 folíolos verdes, elípticos a obovados, com nervuras claras. A aroeira-mansa é dióica, isto é, há árvores fêmeas e árvores machos. As flores são pequenas, branco-esverdeadas, dispostas em inflorescências axilares e terminais do tipo rácemo, e são muito atrativas para abelhas. Os frutos são pequenas drupas, esféricas, rosadas a avermelhadas, que servem como condimento e alimentam as aves silvestres. O florescimento ocorre na primavera e no outono e o pólen abundante pode provocar reações alérgicas e irritações em pessoas sensíveis.
A aroeira-mansa é uma árvore bastante interessante para arborização urbana. Seu porte médio e a frutificação ornamental, aliados à rusticidade da planta, fazem com que ela seja uma excelente escolha para o paisagismo, prestando-se como arvoreta e cerca-viva. Ela também é indicada para reflorestamento de áreas degradas, pois é uma árvore pioneira. A pimenta-rosa, o fruto da aroeira-mansa, é muito popular na França, onde é utilizada na ornamentação e tempero de preparações culinárias. Seu sabor é levemente picante e adocicado. Da aroeira ainda se pode ser extrair madeira, própria para moirões e lenha, e óleos essenciais, utilizados em fitoterapia.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado nos primeiros anos de implantação. As podas de formação estimulam uma copa mais densa, arredondada e bonita. Para a formação de cercas-vivas as podas devem ser efetuadas cedo para estimular o surgimento de múltiplos caules. A aroeira-mansa é considerada planta invasiva em muitos países onde é exótica, devido a facilidade de propagação. Multiplica-se facilmente por estacas e sementes.
Indicações: Afecções respiratórias, candidíase, micoses, tumores, afecções da pele, febres, artrite, erisipela, hipertensão, dor-de-dente, hemorragias.
  • Propriedades: Antibiótica, antifúngica, cicatrizante, balsâmica, depurativa, hipotensiva.
  • Partes usadas: Óleos essenciais e extratos de folhas e frutos, cascas e folhas secas em chás.


p.s. desculpem gente, essa aí é mansa. Como eu cortei o texto, esqueci de avisar!

12 comentários:

Cíntia disse...

Bom dia amiga!Vc me deixou curiosa rsrsrrs.Quanto a esse arbusto,acho lindo quando está cheio de frutinhos assim.Bjs

Ligia disse...

Patty,

Vc sabia que a aroeira é também conhecida como marianeira.. e o sabiá adora estes frutinhos !!! Eu ganhei uma muda de um grande amigo do Rio, e ela ainda está crescendo, por enquanto só tem folhas.. mas observe que alguns pássaros adoram os frutos!!! é nativa do brasil.. coisa linda mesmo... é muito bom ter este arbustro nos jardins de casa.

Ah, eu adorei o seu layout, como vc conseguiu colocar as figuras dos passarinhos ao lado ?? Achei muito fofo !!!! Delicado mesmo.

Beijos.

Ligia disse...

Ahhhhhhh, sabe aquele post seu sobre a dúvida do tipo de passarinho que apareceu no seu quintal???
é o tico tico rei mesmo !!!
lindo né;.

Saúde Natural disse...

Boa tarde, só para um esclarecimento a aroeira brava e a mansa são a mesma planta????

Unknown disse...

Não, não são a mesma planta

Unknown disse...

Se eu mandar uma foto da minha aroeira você me diz se é a mansa ou a brava?

Anônimo disse...

Eu também quero saber se a minha e a mansa :(

Cláudia disse...

Minhas Aroeiras rosa sofreram um ataque maciço de vaquinhas, um besourinho escuro com manchas amarelas, que chupa as frutinhas, depois de dizimaruitas das florinhas, e também chupa as tenras ponteiras. Uma peste, que combati derrubando e catando o máximo dos insetos para dentro de uma vasilha contendo álcool de limpeza. Fiquei assustada e triste, pois contava mais era com abelhas e pássaros...

Unknown disse...

Olá, tenho um pé desses no meu quintal que está cheio dessas frutinhas vermelhas, tenho dúvidas se posso consumi-las.

Unknown disse...

Curiosidades , os frutos da aroeira vermelha são comestíveis, e ressaltando tambem sobre a aroeira salsa , pois muitos estao confundindo com o salgueiro chorao.

Unknown disse...

Curiosidades , os frutos da aroeira vermelha são comestíveis, e ressaltando tambem sobre a aroeira salsa , pois muitos estao confundindo com o salgueiro chorao.

BRUNO FIRME disse...

O fruto da aroeira salsa pode comer?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...