quarta-feira, 4 de maio de 2011

AROEIRA - MANSA OU BRAVA?

ABRIL 2011 234(1)




ABRIL 2011 245(1)


Eu tinha escrito um longo texto sobre natureza versus estupidez humana, mas decidi apagar tudo para evitar confusão. 


A informação é do Jardineiro.net:

  • Nome Científico: Schinus terebinthifolius
  • Sinonímia: Schinus mucronulata, Schinus weinmanniifolius, Schinus riedeliana, Schinus selloana, Schinus damaziana, Schinus raddiana
  • Nome Popular: Aroeira-mansa, aroeira-brasileira, aroeira-vermelha, cabuí, cambuí, fruto-de-sabiá, aguaraíba, aroeira-da-praia, aroeira-do-brejo, aroeira-pimenteira, bálsamo, corneíba, aroeira-do-paraná, aroeira do-sertão, pimenta-rosa
  • Família: Anacardiaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Argentina, Paraguai e Brasil
  • Ciclo de Vida: Perene
A aroeira-mansa é uma árvore de pequeno a médio porte, capaz de alcançar de 5 a 9 metros de altura. Seu caule é um pouco tortuoso e a casca escura e fissurada. As folhas são imparipinadas, com 8 a 12 centímetros de comprimento e 7 a 13 folíolos verdes, elípticos a obovados, com nervuras claras. A aroeira-mansa é dióica, isto é, há árvores fêmeas e árvores machos. As flores são pequenas, branco-esverdeadas, dispostas em inflorescências axilares e terminais do tipo rácemo, e são muito atrativas para abelhas. Os frutos são pequenas drupas, esféricas, rosadas a avermelhadas, que servem como condimento e alimentam as aves silvestres. O florescimento ocorre na primavera e no outono e o pólen abundante pode provocar reações alérgicas e irritações em pessoas sensíveis.
A aroeira-mansa é uma árvore bastante interessante para arborização urbana. Seu porte médio e a frutificação ornamental, aliados à rusticidade da planta, fazem com que ela seja uma excelente escolha para o paisagismo, prestando-se como arvoreta e cerca-viva. Ela também é indicada para reflorestamento de áreas degradas, pois é uma árvore pioneira. A pimenta-rosa, o fruto da aroeira-mansa, é muito popular na França, onde é utilizada na ornamentação e tempero de preparações culinárias. Seu sabor é levemente picante e adocicado. Da aroeira ainda se pode ser extrair madeira, própria para moirões e lenha, e óleos essenciais, utilizados em fitoterapia.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado nos primeiros anos de implantação. As podas de formação estimulam uma copa mais densa, arredondada e bonita. Para a formação de cercas-vivas as podas devem ser efetuadas cedo para estimular o surgimento de múltiplos caules. A aroeira-mansa é considerada planta invasiva em muitos países onde é exótica, devido a facilidade de propagação. Multiplica-se facilmente por estacas e sementes.
Indicações: Afecções respiratórias, candidíase, micoses, tumores, afecções da pele, febres, artrite, erisipela, hipertensão, dor-de-dente, hemorragias.
  • Propriedades: Antibiótica, antifúngica, cicatrizante, balsâmica, depurativa, hipotensiva.
  • Partes usadas: Óleos essenciais e extratos de folhas e frutos, cascas e folhas secas em chás.


p.s. desculpem gente, essa aí é mansa. Como eu cortei o texto, esqueci de avisar!

13 comentários:

Cíntia disse...

Bom dia amiga!Vc me deixou curiosa rsrsrrs.Quanto a esse arbusto,acho lindo quando está cheio de frutinhos assim.Bjs

Ligia disse...

Patty,

Vc sabia que a aroeira é também conhecida como marianeira.. e o sabiá adora estes frutinhos !!! Eu ganhei uma muda de um grande amigo do Rio, e ela ainda está crescendo, por enquanto só tem folhas.. mas observe que alguns pássaros adoram os frutos!!! é nativa do brasil.. coisa linda mesmo... é muito bom ter este arbustro nos jardins de casa.

Ah, eu adorei o seu layout, como vc conseguiu colocar as figuras dos passarinhos ao lado ?? Achei muito fofo !!!! Delicado mesmo.

Beijos.

Ligia disse...

Ahhhhhhh, sabe aquele post seu sobre a dúvida do tipo de passarinho que apareceu no seu quintal???
é o tico tico rei mesmo !!!
lindo né;.

Saúde Natural disse...

Boa tarde, só para um esclarecimento a aroeira brava e a mansa são a mesma planta????

Ricardo da Rosa disse...

Não, não são a mesma planta

Unknown disse...

Se eu mandar uma foto da minha aroeira você me diz se é a mansa ou a brava?

Patty Perfect disse...

Eu também quero saber se a minha e a mansa :(

Cláudia disse...

Minhas Aroeiras rosa sofreram um ataque maciço de vaquinhas, um besourinho escuro com manchas amarelas, que chupa as frutinhas, depois de dizimaruitas das florinhas, e também chupa as tenras ponteiras. Uma peste, que combati derrubando e catando o máximo dos insetos para dentro de uma vasilha contendo álcool de limpeza. Fiquei assustada e triste, pois contava mais era com abelhas e pássaros...

Sônia Maria de Medeiros Lima disse...

Olá, tenho um pé desses no meu quintal que está cheio dessas frutinhas vermelhas, tenho dúvidas se posso consumi-las.

Unknown disse...

Curiosidades , os frutos da aroeira vermelha são comestíveis, e ressaltando tambem sobre a aroeira salsa , pois muitos estao confundindo com o salgueiro chorao.

Unknown disse...

Curiosidades , os frutos da aroeira vermelha são comestíveis, e ressaltando tambem sobre a aroeira salsa , pois muitos estao confundindo com o salgueiro chorao.

BRUNO FIRME disse...

O fruto da aroeira salsa pode comer?

Oli disse...

Eu tenho uma aroeira no quintal fui poda lá e tive crise alérgica horrível. Estou toda encaroçada e tomando antialérgico. Coça muito, e as bolinhas estouram água, é horrível. Estou pensando seriamente em corta lá. Eu não sou sensível e já fiquei assim imagina quem é. Gostei da sua materma realmente vejo alguns passarinhos nela, porém prefiro plantar outras árvores que não dêem esse transtorno.
Se vc puder falar mais do perigo dessa planta e como aliviar a alergia garanto que irá alertar a muitos.
Muito obrigada.sucesso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...