domingo, 1 de maio de 2011

HIBISCO COLIBRI VERMELHO (ou MALVAVISCO)

Não sei se foram as chuvas do último feriado, mas achei que, em apenas uma semana, os hibiscos se desenvolveram muito e ficaram bem bonitos. Estão todos floridos e altíssimos, alguns estão em cima do telhado da casa. Não estou dizendo que eles cresceram tudo isso em uma semana; só achei que eles estão mais bonitos, de uma semana para outra. 
Estou falando do pátio da casa da praia, onde temos diversas mudas dessa planta. 




Amanhã, vou postar fotos do cor-de-rosa.
Agora, um pouco de cultura! Retirei as informações do Jardineiro.net:

Nome Científico: Malvaviscus arboreus
O malvavisco é uma arbusto grande, de textura lenhosa e que pode alcançar 4 metros de altura com facilidade. Seus ramos são eretos e bastante ramificados. As folhas são verdes, oval-lanceoladas, muito mucilaginosas e apresentam bordos serrilhados. É uma planta muito florífera e vistosa, com flores que podem ser vermelhas ou róseas, sempre pendentes e semi-fechadas, o que garante sua grande durabilidade em relação as flores de hibisco (Hibiscus rosa-sinensis). A floração se extende por todo o ano, mas é mais abundante na primavera e verão.
É uma planta muito rústica, exigindo baixa manutenção. Presta-se para a formação de renques podados ou não e como planta isolada no jardim. As podas realizadas periodicamente estimulam um floração mais abundante e dão forma e aspecto compacto às cercas-vivas de malvavisco. O crescimento da planta é rápido a moderado, em comparação com outros arbustos. Atrai muitos beija-flores.
Devem ser cultivados sob sol pleno, tolerando a sombra parcial durante o dia. O solo deve ser fértil e enriquecido com matéria orgânica, regado a intervalos regulares. Não é tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por estaquia.

Nós temos mudas desses hibiscos tanto em casa, onde tem muita geada e faz muito frio, quanto na praia, onde o solo é arenoso e bem mais úmido. Nunca regamos, nem mesmo no verão, portanto, é uma planta muito resistente e que não dá trabalho nenhum. E como eu já disse, é um alimento natural para os colibris.

7 comentários:

Cíntia disse...

Lindo o malvavisco amiga, aqui em Cruzeiro em uma rua há vários deles!!!Os beija-flores amam essa florzinha :) e o anu-preto é bem estiloso.Por aqui costumam dizer que o anu é pássaro agourento,que traz a morte...coisas do interior rsrsrsr.Beijos

chica disse...

Eles são lindos e enfeitam tanto!!!beijos,chica

Ana Maria Braga disse...

Plantas bastam receber uma chuvinha que ficam logo bonitas. Flores são sempre lindas.
Obrigada pela visita e desejo um ótimo domingo. Bjs, Patty.

DAVI disse...

Sou técnico agrícola da Sec. Meio Ambiente de Três Corações, temos um horto florestal e vou preparar estacas para mudas.

Anônimo disse...

O Hibisco Colibri do jardim das minhas vizinhas cae para o meu. Hoje cedo tive a grata surpresa de ver além de Beija-Flor Violeta um Saira Beija-Flor .Foi uma visão maravilhosa para começar o dia.
Miriam

Jardinet disse...

Olá, belas fotos! Tenho um blog sobre cultivo de plantas atrativas para beija-flores e justamente hoje que conheci o seu blog postei sobre o Malvavisco...
Jardinet - O jardim virtual das flores e beija-flores!

Olivia disse...

As flores são comestíveis. Com elas prepara-se chás e geleías deliciosas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...