segunda-feira, 9 de maio de 2011

COMEDOUROS

ABRIL 2011 353(1)


CALMA, CALMA GENTE! Os passarinhos não estão presos!
Uma vez, há algum tempo atrás, eu vi em uma revista a propaganda de um comedor para passarinhos que parecia uma gaiola, enorme, com diversos locais para colocar comida, água, inclusive do lado de fora da armação. Entrei em contato com o fabricante e ele me disse que o preço era uns R$ 800,00, na época, pelo que me lembro. Aí eu pensei: por esse preço, eu compro uma gaiola gigante, tiro as portas e mais algumas grades e encho de comida.


Quando instalamos essa gaiola, foi lá em casa, e os passarinhos não aprovaram. Aqui na praia, eles se adaptaram rapidamente. No início, colocávamos bebedouros, mas como temos outros recipientes para água no pátio, os bebedouros de plástico não foram apreciados. 
Mais um detalhe: os canarinhos, bem pequeninos que são, entram por cima da gaiola, dispensando portas. 


Vejam que esse amarelinho está sentado na abertura da gaiola, ou seja, com o corpo do lado de fora, mas comendo a ração:


ABRIL 2011 281(1)


Esse aqui também:


ABRIL 2011 270(1)


Olhando para esse comedor, enquando observava os passarinhos, pensei em diversos outros modelos. Resolvi fazer uma pesquisa para ver se existem. Vamos ver?


Esse é de prolipopileno, mas é estrangeiro:






Esse é feito em casa e vocês já devem conhecer. É necessário uma garrafa PET e algumas colheres de pau. Os meus passarinhos, muito exigentes, não aprovaram o modelo (fazer o quê, né?):



Tem um outro modelo feito com garrafa PET + um pratinho daqueles de plástico (peguei daqui):




Esse eu encontrei na loja Terra dos Pássaros - simples, barato e fácil de limpar:


Aqui tem um passo a passo de como fazer um comedouro com uma caixa vazia de leite e utilizar um côco para armazenar um bolo natural para os passarinhos.




Esse site traz dicas para comedouros, gostei muito, vale a pena ler. Aliás, o modelo abaixo é o mais simples de todos:






Esse aqui, achei muito bonitinho, peguei do blog Passarinhada:




Essas outras ideias são do mesmo blog e utilizam garrafas PET ou caixas de leite/suco. Eu gostei muito desses comedouros e também do blog da Lígia, dona do Passarinhada (link aí em cima), vale a pena visitar.





Bom gente, deve existir muita ideias ainda pela internet, mas eu vou dizer uma coisa... ou melhor, mostrar! Eu tenho uns 6 comedouros espalhados pelo pátio, mas o que os passarinhos gostam mesmo é de comer direto no reservatório - na lata onde guardamos a ração. 
Eu já mostrei isso aqui antes, quando vi uma mamãe alimentando um filhotinho, mas agora virou moda todos os pássaros (até as rolinhas) irem direto na fonte! Às vezes, tem fila para o "almoço". A lata fica em cima da mesa, numa varanda improvisada e os passarinhos aguardam a sua vez em cima das cadeiras. Não são fofos? Prometo fotos mais detalhadas!


ABRIL 2011 152


Aqui, só aparece a cabecinha dele:


ABRIL 2011 146


7 comentários:

Cíntia disse...

Paty,bom dia! Que coincidência amiga, sábado comprei esse que vc encontrou na Terra dos pássaros e verdinho assim tbm! Por enquanto nenhum quis saber ainda,acho que leva um tempinho mesmo né?Beijoss

Ligia disse...

Patty,

Parabéns pelo excelente post !!!! Adorei. E muito obrigada pela indicação !!! Fiquei emocionada.

Eu adoro este assunto, nem precisa dizer né?

Agora, com casa nova, sei que os pássaros irão demorar um pouco para começar a visitar meu quintal, tempo e paciência serão meus amigos agora.. rs. mas já providenciei uma coisa bem simples, até meus comedouros serem montados... um prato de planta !! r rs...

Vc vai ao Avistar em SP ??

Beijosssssss mil

msgteresa disse...

Oi,Paty!
Menina...Que idéias bacanas de "comedouros"!
Eu mesma nunca gostei de passarinhos presos...Para mim,destino de passarinho é voar e enfeitar os céus!
Mas desde que aquela pequena maritaca apareceu por aqui, fui como que "obrigada" a mantê-la na gaiola... Ela parece que veio de algum viveiro,muito fragilzinha, e ficamos preocupados em soltá-la,já que muitos gaviões andam voando aqui por essas bandas... Ainda pensamos em doá-la para algum criador responsável,mas até agora não sabemos direito o que fazer... O fato é que desde que ela "mora" aqui conosco, muitos outros passarinhos vem ao seu encontro,porque ao comer,ela joga muita da ração pelo chão...Ou seja, sem querer, ela ajuda a alimentar e espalhar a ração para outros passarinhos! E eles adoram... (Rs...) Mas fico com dó em vê-la aqui presa e eles voando... Precisamos achar um lugar ideal para soltá-la,sem que ela se prejudique...Ela é muito dócil e não sei se terá muitas chances de sobrevivência no ambiente natural... Difícil decisão,né?
Assim que der, vou passar no blog da Lígia pra ver mais sobre o assunto... Adorei o post!
Beijo grande pra ti,amiga dos passarinhos!
Teresa

Regina Coeli disse...

Oi PATTY,
Que delícia aprender com com sua rica postagem!!!
Como você amo a NATUREZA e não me canso de apreciá-la e preservá-la.
Apesar de ainda não estar completo meu pequeno jardim já recebe pela manhã e a tardinha a visita de Rolinhas,BEM-TI-VIS, Canarinhos,Colibris, Maritacas e tudo vira festa!!!
Desde já passei a ser sua SEGUIDORA!
Parabéns pela beleza de seus post!!
Ter você como uma de minhas SEGUIDORAS, muito me honra!
Seja sempre bem-vinda.
Um abraço gostoso cá das Minas Gerais,
Regina Coeli

Anônimo disse...

Oi tudo bem? O matinho bonitinho que vc ficou com dó de arrancar é mentruz, ou mentrasto (erva daninha0 tambem é medicinal.

AnaCristina disse...

gostei da ideia da gaiola! acho gaiolas lindas....mas vazias!

Maria Dias disse...

Sabe Patty...Antes de ter meus gatos(tenho tres,dois persinhas e uma viralatinha q foi atropelada e adotei)tinhamos o hábito aqui em casa de colocar alpiste para os passarinhos,começaram aos pouquinhos e depois vinham aos montes,aos bando e no final,quando amanhecia,os nossos telados ficavam cobertos deles esperando a hora do café da manhã(é impressionante a inteligencia dos animais)mas infelimesnte por conta dos gatos q eu amo tivemos q para com a alegria dos pássaros pela propria segurança deles pois virava e mexia o meu gatinhocorria atras de um e nos dava um grande susto e alguma vezes(poucas vezes)cheguei a tirar o pobre passaro assustado da boca do meu pequeno felino...bem...Agora me animei com a ideia dos comedouros suspensos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...