sábado, 14 de maio de 2011

BOUGANVILLE ou PRIMAVERA

ABRIL 2011 258(1)

De origem brasileira, a primavera (Bougainvillea spectabilis, Bougainvillea glabra) - também conhecida como buganvília, ceboleiro, três-marias ou flor-de-papel - é uma espécie rústica, que exige poucos cuidados. Seu nome foi dado em homenagem ao francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso país, por volta de 1790, e a levou para a Europa, onde ela se tornou famosa e se difundiu para o resto do mundo. As belas e coloridas "flores" da primavera não são exatamente as flores da planta: são brácteas (folhas modificadas) que envolvem as verdadeiras, e relativamente insignificantes, flores amareladas. O conjunto resulta numa aparência exótica, encontrada nas cores branca, rosa, vermelho intenso ou laranja.
Por ser uma espécie muito hibridada, já se obteve brácteas com dezenas de formas e cores, inclusive bicolores - e também a forma variegada. Quando adulto esse arbusto escandente e espinhento pode atingir de 5 a 10 metros de comprimento. A primavera é uma planta muito rústica, que necessita de poucos cuidados e se adapta a diversos tipos de clima; sendo, inclusive, bastante resistente a mudanças bruscas de temperatura. É certo, porém, que os coloridos mais vibrantes e intensos desta planta são encontrados em locais de clima quente e úmido.


ABRIL 2011 256(1)


Primaveras multiplicam-se por alporquia ou por estacas de galhos lenhosos, com aproximadamente 20 cm. A primavera gosta de sol pleno, clima quente e úmido, e suporta solos mais secos. As regas podem ser feitas aproximadamente de 15 em 15 dias. A freqüência só deve ser aumentada nos primeiros meses após o plantio ou em épocas muito quentes.
Sobre a questão do sol pleno, é interessante lembrar que em seu habitat natural, a primavera cresce encostada em grandes árvores e utiliza-se dela como tutor. Isso acontece particularmente com aBougainvillea glabra, que emite brotações muito vigorosas na vertical, até atingir o topo da árvore. Aí, então, abre-se em copa e suas folhas e flores se confundem com as da própria árvore que serviu de apoio. Assim, podemos pensar que é possível cultivar primaveras à meia-sombra, desde que haja condições da parte aérea receber raios solares diretos.
Recomenda-se fazer uma poda de limpeza periodicamente, removendo galhos secos e doentes, para favorecer o bom desenvolvimento da primavera e estimular sua floração constante. Após a poda é aconselhável realizar uma boa adubação, usando adubos orgânicos ricos em Fósforo (P). Em geral, as primaveras devem ser adubadas preferencialmente com material orgânico (esterco bem curtido, torta de mamona ou farinha de ossos). No caso de optar pelo adubo químico, a recomendação é aplicar uma formulação NPK 10-20-15 ou aproximada, com predominância do P (Fósforo) da fórmula.

Fonte: Jardim de Flores.

ABRIL 2011 253(1)

11 comentários:

chica disse...

Elas são maravilhoas e enfeitam muito!beijos,lindo fds,chica

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Patty

Acho essa planta maravilhosa.
Uma vez plantei uma muda e não dava flor, com o tempo fiquei com raiva e tirei. Depois fui saber que ela é rústica e não gosta de muitos cuidados, Como eu molhava e cuidava todo dia a ingrata(rsrs) não floresceu.
Por isso essa internet é tão boa, a gente pesquisa e aprende o que precisar.


Bjus e um ótimo findi pra vc!!!

Anônimo disse...

Que flores lindas.
Adorei.

Ale Quejinho disse...

Amo esta flor, na casa da minha mae nao vai muito bem...ja tenyamos de tudo. Vamos ver... Quem sabe daqui um tempo!
Ale

Vida no Campo disse...

Oi Patty que linda flor eu vou comprar algumas mudas para mim amei esta flor,beijos e bom fim de semana.

msgteresa disse...

Oi,Paty!
Minha amiga, eu sou suspeita a dar a minha opinião,pois amoooo os bouganvílies! Hoje mesmo estava passando por umas ruas aqui perto de casa e fiquei encantada em ver vários bouganvílies floridos...Cada um mais bonito que o outro! Os daqui de casa andaram meio desanimados, com poucas flores,mas agora parece que já estão ensaiando lindas florações. Realmente são plantas maravilhosas e que enchem de beleza qualquer paisagem...
E falando em paisagem...Já recebeste a minha "lembrancinha carioca"? Já deve estar te esperando lá na tua caixa postal...Espero que você goste da surpresa!
Beijinhos pra ti !!!!
Teresa

Ligia disse...

Patty,

A primavera é tão delicada! Bela.
Trata-se de uma trepadeira muito estimada aqui no nosso Brasil.
Excelente postagem.

Abraços e namastÊ!

Cíntia disse...

Linda Patty,eu amo!
Beijos e boa semana pela frente.

Regina Coeli disse...

Olá Patty,

Que post maravilhoso!!!
Rico de informações e belo pelas fotografias!!!
Eu amo Bougainvillea!
Já tive duas vezes em casa, mas como se alastrava pelo muro e incomodou o vizinho acabei me desfazendo da trepadeira com imenso pesar.
Mas o amor pel Bougainvillea continua e não me canso de apreciá-las seja onde for!!!
Agradeço por compartilhar essa preciosidade!!
Abração ,
Regina Coeli

Debora disse...

Tenho 3 em casa, enormes e a única manutenção que faço é a poda. Lindas e fáceis de cuidar.

Unknown disse...

tenho uma planta dessas em um vaso pequeno e de plastico. Quando comprei esta bonita com flores, mas em pouco tempo as flores morreram e a planta nao vai pra frente. Onde sera que estou errando? sera que eh pelo fato do vaso ser pequeno e que plastico, ou porque estou jogando agua todos os dias. Por favor, se alguem souber o que eh me ajude a recuperar minha planta pois eu adoro. Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...