segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mariposas e Borboletas

O que chamamos de "bruxa" aqui em casa, tem o nome correto de "mariposa".
Para quem não sabe - e aponta alegremente para uma borboleta -, a mariposa tem hábitos noturnos.
Segundo a Wikipedia (texto adaptado por mim), as mariposas são insetos lepidópteros da divisão dos heteróceros, que reúne espécies de vôo noturno.
Em algumas regiões, os espécimes de maior tamanho e de coloração escura são chamados de bruxas.

Diferenciação:
- as borboletas possuem antenas finas e com uma pequena esfera na ponta, já as mariposas possuem antenas diferenciadas de acordo com sua espécie;
- as mariposas assim que pousam deixam suas asas abertas e as borboletas colocam suas asas de maneira vertical;
- as mariposas têm hábitos noturnos diferente das borboletas.



Já tirei diversas fotos de mariposas e borboletas, mas nunca notei grande diferença na posição das asas quando elas pousam. Uma coisa é certa: a mariposa pode ser tocada durante o dia, ela nem dá bola: continua dormindo. Pelo menos comigo, é isso o que acontece. Não que eu vá machucar o bichinho. Pelo contrário, outro dia salvei uma de morrer afogada no banho. Essa, excepcionalmente, acordou. Mas quem não acorda com água do chuveiro na cabeça?

Bom, pelas antenas, essa da foto é uma mariposa. Eu me guio mais pelo corpo e pela tonalidade. E se ela não estiver voando feliz de lá para cá durante o dia, provavelmente é uma mariposa. Borboleta em depressão é que não vai ser!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...