sexta-feira, 21 de maio de 2010

novo pássaro





Tirei essas fotografias hoje, por pura sorte, após o almoço.
Os pássaros resolveram fazer algo inusitado: vieram buscar o almoço próximo à porta da cozinha. Por almoço, eu quero dizer... tudo o que os passarinhos comem "in natura"!
Geralmente eles ficam mais afastados da casa.
Um bem-te-vi pirata estava deliciando-se com pimentas vermelhas.
Um bem-te-vi "normal" estava dando um passeio a pé e resolveu olhar-se nos espelhos do carro (mas essa última parte até que é normal).
Algumas graúnas vieram catar alimentos por ali, nas árvores e arbustos próximos à pimenteira.
E também havia algumas cambacicas pulando de galho em galho. E um passarinho que ainda não identifiquei.
Claro, temos um casal de canarinhos com ninho no telhado da casa (no vão entre a telha e o forro, digamos).

O que não é normal é eles virem todos juntos para aquela parte específica do pátio, bem à nossa vista. Não entendi nada! Mas espero que vire hábito!

Não pude fotografar NADA disso, por um motivo singelo: tenho uma porta de tela, para evitar a entrada de moscas e mosquitos - e eventualmente, passarinhos.
Fiquei olhando da mesa mesmo. Fazer o quê? Trocar a porta por uma de vidro, né?

Enfim, cheguei pé por pé junto à porta de tela e consegui abri-la. Os pássaros já haviam se dispersado um pouco, mas continuaram em ritmo de primavera, pululando pelos hibiscos mais à frente. Até parece! O tempo está horrível e eles todos alegrinhos, amigáveis!

E o que eu vejo do outro lado da rua, lá longe, na árvore do quintal do vizinho?
Esse pássaro das fotografias acima, que eu venho tentando fotografar há 4 anos! Mas nunca o vejo por inteiro, só consigo enxergar o rabinho. Fotos de rabinhos de passarinhos, eu tenho muitas!

Ele estava há uns 10 metros de distância, por isso a foto não saiu aquela maravilha. Mas eu já fiquei contente! Cliquem nas fotos, a resolução fica melhor!

Fui para os meus livros e agora confirmei na enciclopédia wikiaves: trata-se de um alma de gato ou rabo de palha.

Vejam como esse pássaro é útil:
Alimenta-se basicamente de insetos, principalmente lagartas, que captura ao examinar as folhas, inclusive em suas partes inferiores. É curioso notar que come até mesmo lagartas com espinhos aparentemente venenosos. Também consome frutinhas, ovos de outras aves, motivo pelo qual é muitas vezes afugentado por suiriris e outras espécies que estejam com ovos e filhotes. Também caçam lagartixas e pererecas.


Logo a seguir fotografei outro, sem querer, mas essa história fica para amanhã.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...