segunda-feira, 7 de março de 2011

AMENDOEIRA-DA-PRAIA

Sempre conheci essa árvore simplesmente como amendoeira
A da foto é a primeira a vingar lá na nossa casa da praia, depois de uma série inenarrável de tentativas (eu não dou a mínima para ela, mas a minha família adora). E já está frutificando.


MARÇO 2011 019


Claro que, para postar as fotos, fui fazer o dever de casa. O nome científico é Terminalia catappa, ela pode atingir até 35 metros de altura, tem origem asiática, também conhecida por chapéu-de-sol e cuca. Pode se tornar invasiva. 


MARÇO 2011 014



Um comentário:

msgteresa disse...

Oi,Paty!
Sei como você se sente sobre as árvores...Não pense que aqui no Rio as coisas sejam muito diferentes,não. Têm vizinhos por aqui que também não querem nem saber de árvores...Eles acham que árvores só servem pra sujar o quintal e a calçada, com suas intermináveis folhas e flores! Ai,ai... Lutar contra essa mentalidade não é algo nada fácil não.
Não sei se você leu um post que eu fiz sobre o "Pau brasil", onde eu falo um pouco sobre isso,e conto a estória do vizinho nosso que ,ao contrário de muitos, tem ajudado a plantar árvores na nossa rua...E graças à Deus que nem tudo está perdido, e têm muita gente boa com consciência ecológica.
Fico super contente em saber que você é uma verdadeira "amiga das árvores" e gosta de plantar e divulgar informações sobre isso... Eu tenho um amigo virtual,o Fabiano, cujo blog se chama "Musgo do Campo", que estava até fazendo uma campanha no ano passado para incentivar o plantio de árvores.Ele mora em Ipatinga,Minas Gerais e é estudante de Biologia. Quando você puder, faz uma visitinha lá no blog dele...Ele vai adorar te conhecer!
Nós temos uma "amendoeira gigante" aqui em casa...Eu não sei qual é a exata espécie dela,mas ela é imensa,muito alta e frondosa. Com certeza, ela serve como um enorme abrigo para muitas espécies de bichos e plantas trepadeiras.Os morcegos frutíferos adoram comer as amêndoas dela e os micos gostam da casca. Costumo dizer que ela é uma grande sobrevivente...Pelo jeito, ela já deve ter muita idade e mesmo depois de 2 raios terem caído sobre ela, continua bonita!
Parabéns,querida amiga , pela sua iniciativa de "reflorestar" as suas casas...As árvores são fontes de vida!
E me desculpe pelos comentários "too long"...É que eu gosto muito desses assuntos,e vou escrevendo que nem sinto...
Mais beijos cariocas pra você!
Teresa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...