terça-feira, 24 de maio de 2011

Maravilha

  • Agradeço à pessoa Anônima que me ajudou a identificar a flor do post anterior. 


Coisas incríveis acontecem sim:
- ela nasceu sozinha aqui em casa (de onde surgiu a semente? Vento? Pássaros?);
- a minha mãe desconfiava que o nome era maravilha, mas não tinha certeza, pois havia visto essa planta quando era menininha... põe memória nisso!

As informações, peguei no Jardineiro.net:

Nome Científico: Mirabilis jalapa
  • Sinonímia: Jalapa congesta, Jalapa officinarum, Jalapa undulata, Mirabilis odorata, Mirabilis dichotoma, Nyctago jalapa,
  • Nome Popular: Maravilha, belas-noites, jalapa, boa-noite, bonina, maravilha-de-forquilha, batata-de-purga, bela-noite, beijos-de-frade, jalapa-falsa, jalapa-do-mato
  • Família: Nyctaginaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: América Tropical
  • Ciclo de Vida: Perene
A maravilha é um belo arbusto perene, muito florífero e de raízes tuberosas. Apresenta caule ramificado, ereto e de textura herbácea, com cerca de 70 cm de altura. Suas folhas são lanceoladas, opostas, verdes e com nervuras mais claras. As flores são em forma de trombeta, hermafroditas, solitárias ou em pequenos grupos e apresentam as mais variadas cores, como o amarelo, o rosa e o vermelho, inclusive manchadas e listradas. Elas desabrocham em dias nublados ou à noite e permanecem abertas pela manhã, atraindo insetos, seus polinizadores. A floração ocorre na primavera e verão.
A maravilha é uma planta muito rústica e fácil de cultivar. Presta-se para a formação de maciços, bordaduras e conjuntos, assim como pode ser plantada em vasos, jardineiras e cestas. Apresenta folhagem de aspecto denso e bonito, mesmo que esteja sem  flores. As flores acrescentam um colorido vibrante ao jardim e exalam um perfume suave. É habitual plantá-la próximo às portas e janelas. Como é resistente à salinidade, também podemos aproveitar esta florífera em jardins litorâneos.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, rico em matéria orgânica, drenável e irrigado regularmente. Apesar de perene, poder ser cultivada como anual em países de clima temperado, já que não suporta o frio intenso. Tolera o frio e a meia-sombra, embora apresente nestas condições a folhagem menos densa e flores mais esparsas. Sua manutenção inclui adubações mensais na primavera e verão. Multiplica-se por sementes e por separação das grossas raízes tuberosas.

2 comentários:

Cíntia disse...

Aqui em minha região eu vi muito na cor pink.Lindinha :)

AnaCristina disse...

estou com duas pitangueirinhas filhote na garagem de casa....uma no vaso...uma junto com o pé de cafe num canteirinho menor que o vaso....misterio, ninguem plantou!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...