sábado, 23 de julho de 2011

Mais fotos do pátio - atualizado

Hoje eu comentei com a Teresa que não havia encontrado mais líquens vermelhos nas árvores.
Terminei o comentário e cliquei "send". Bem nessa hora, minha mãe me chamou. Pronto, lá fui eu com a câmera no pescoço. Já vou avisando que tirei o dia para colocar as visitas aos blogs em dia, mas está difícil.
O resultado é que ensinei à família o que são os líquens vermelho e agora todo mundo já sabe identificá-los. A emoção foi tanta ao encontrar mais alguns que o meu coração chegou ao palpitar. Já avisei que ninguém pode tocar neles, nem de perto, nem de longe! Muito cuidado, eu avisei, eles são extremamente sensíveis, não se pode nem respirar perto deles. Nem falar muito alto perto deles. 
Exagero? Melhor assim!
Aproveitei para tirar algumas outras fotos e dar umas lições de biologia para a mamãe. Não é fácil andar no pátio, fomos nos segurando colina abaixo, colina acima. Acompanhem-nos!


 Aqui são os vermelhos:





 Essa é uma árvore torta que achamos bonita - vejam como a sombra acompanha a curva do tronco:


Abaixo, mamãe deseja saber se essa mancha branca vai virar vermelha. Eu respondi que não sou bióloga. A Teresa respondeu que é outro tipo de líquen.

Lindo, não é? Parece o fundo do mar. 

Outro líquen vermelho:

Abaixo, o tronco de uma açoita-cavalo, que deve ser muito antiga. Pensei que a Teresa ia gostar da foto. Não sei se essa árvore é só daqui do sul, temos até um arroio com esse nome aqui em Rolante.




Eu proibi a minha mãe e a minha empregada de varrerem o pátio. Elas têm mania de tirar todas as folhinhas do chão. No início, imaginem só, elas queimavam as folhas. Eu quase tive um ataque cardíaco quando descobri isso. Esse ano dei um ultimato: se varrerem uma folhinha, eu vendo tudo. Olhem que lindo!!!


Mais uma árvore tatuada de branco:


Algas? Não, a Teresa disse que são briófitas:




 É claro que a Safira tinha que posar para a foto. Clica-me, ou te devoro. 

Todas essas árvores são nativas e não faço ideia do que sejam. 



Curtiram mais um passeio?

2 comentários:

AnaCristina disse...

eu curti! tambem nao gosto que varram as folhas! muito que menos as flores!

msgteresa disse...

Oi,Paty!
Que beleza...Eles estão lindos! São realmente um tipo de líquen vermelho! Que descoberta maravilhosa,hein? Eles devem ter se desenvolvido nessas árvores devido à grande umidade e às condições das baixas temperaturas locais. Eu acho que certamente a qualidade excelente do ar deve ter favorecido muito.
As imagens dos troncos das árvores estão magníficas,Paty...Parece até que você mora num grande bosque encantado... Que maravilha!
Percebi que existem ainda muitos outros tipos de líquens, inclusive um deles com aspecto "folhoso" e de bordas recortadas...Estes também são muito encontrados em regiões de mata mais fechada e com boa qualidade de ar. Percebi também que existem muitas briófitas em alguns troncos (musgos), que parecem plantas bem pequeninas e que também adoram umidade.E aquelas manchas brancas certamente é outro tipo de líquen. Lembre-se,minha amiga, que o líquen é uma simbiose entre um tipo de fungo e um tipo de uma alga, por isso podemos encontrar uma grande variedade deles... E nessa simbiose fantástica, outros seres vivos podem ser beneficiados, uma vez que eles propiciam a criação de um novo habitat para muitas outras pequenas plantas e animais.
Parabéns pelas fotos e pelas novas descobertas...E obrigada pela carinhosa lembrança,querida amiga! Você pode não ter um diploma de Biologia, mas você,sem dúvida, tem mais espírito de bióloga do que muito biólogo por aí.
Beijos carinhosos pra ti e pra tua querida família!
Teresa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...