segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Beautiful Day

Na estrada, a caminho de Rolante
A trilha sonora é U2: Beautiful Day. Não sei se vocês já prestaram atenção na letra dessa música, mas para mim ela quer dizer uma coisa só: estrada à vista, destino ignorado. Eu sei que as pessoas "normais" gostam de pegar o carro e ir para o shopping center ou para um cinema. Eu não entendo isso. Ir para um shopping revirar lojas, até entendo... de vez em quando, mas não no aperto do final de semana. Para o cinema, local onde não se pode conversar? Não é para mim. Talvez eu fale demais. Quando eu não tenho nada para fazer em casa, ahan, vou reformular a frase, quando eu não tenho vontade de fazer nada em casa, entro no carro e pego a estrada. 


you're on the road
but you've got no destination


Não me importo se a música tem outras conotações ou significados. É o significado quase literal, aquilo que a voz do Bono me transmite, que é o essencial. E a velocidade da música é a velocidade da estrada.




Voltando ao que eu estava dizendo... Vocês já devem ter lido em algum lugar que o destino não importa, e sim o caminho, etc, etc. 



See the bird with a leaf in her mouth
After the flood all the colours came out


O caminho é o que leva ao descobrimento, dizem. Mas isso não importa.
O que eu queria dizer é que às vezes chegamos em algum lugar e achamos maravilhoso, voltamos de lá encantados, e as pessoas dizem:
- Mas lá não tem nada!


Capital da Cuca e cidade natal do Teixeirinha

Estrada para Santo Antônio da Patrulha - cidade do Sonho e da Rapadura!
No sábado fui dar uma volta com meu pai, até o interior de Rolante, um município vizinho a Taquara. Fui de câmera na mão. A paisagem é muito linda. Daqueles municípios que as pessoas dizem, possivelmente, que não tem nada. Vejam as fotos. Já me deu vontade de me mudar para lá! Bem para o interior. O carro pode ficar aberto, as pessoas têm vaquinhas, as garças voam em bandos, ao meio-dia não se vê ninguém na rua.... 





E o final da música resume bem a razão de eu preferir pegar a estrada em vez de ir ao shopping, olhar vitrines e compartilhar espaço com pessoas cada vez mais mal humoradas. 




  
What you don't have you don't need it now
What you don't know you can feel it somehow
What you don't have you don't need it now
You don't need it now






Ou seja, aquilo que você não tem, você não precisa. 
As pessoas vão para espaços públicos, mas para ficar isoladas, não para conviver. 
Concordam?


garças voando
A tradução da música, vocês encontram aqui, se precisarem.
E os amigos novos que estão chegando, deixem o email para que eu responda. Lembrem que eu não sou bióloga, nem botânica, nem filófosa ou coisa que o valha, só sou metida a blogueira! Se vocês fizerem alguma pergunta, eu vou pesquisar no google!
Boa semana! 

6 comentários:

AnaCristina disse...

caramba patty!!!!!!!!!!! como é lindo esse tal de sul!!! eu detesto shopping....so vou quando é estritamente necessario, tipo levar meu sobrinho pra comer lanche ou comprar alguma roupinha nova....fora isso, quer se esconder de mim? vai no shopping srsrs

Vida no Campo disse...

OI Patty sou como vc,adoro pegar a estrada e ver as paisagens lindas coisas da natureza,essas fotos que vc tirou até parece ser por aqui pois a paisagem é igual as vaquinhas as estradas desertas e tudo mais adorei amo tudo isso,beijos querida e bom inicio de semana,ha estou voltando pro campo ,chega de praia.

chica disse...

Que lindas fotos! beijos,tudo de bom,chica

Regina Coeli disse...

Olá Patty,

Que passeio maravilhoso!!!
Para nós que apreciamos tanto a NATUREZA, não teria nada melhor!!!
Tenho absoluta certeza de que você voltou de lá descansada e com o coração repleto de paz...
Suas fotos retratam fielmente a beleza do local, estão muito lindas!
Parabéns!
Com carinho ,
Regina Coeli

msgteresa disse...

Oi,Paty!
Que beleza de post,minha amiga...Uma estrada...Um destino...Muitos caminhos! Sei muito bem o que você sente, pois às vezes também tenho vontade de sair por aí,passeando e encontrando novas paisagens. E também não ligo para "shopping" não, só vou por algum objetivo... Nunca penso neles como um lugar de passeio. Já os cinemas, eu amooo...Gosto muito daquele "clima cinematográfico", uma paixão antiga!
Mas seja como for, adorei a paisagem, as casinhas,as vaquinhas,as árvores e plantas...Tudo nos remete à um mundo de sonhos,e à liberdade dos nossos caminhos...Pura inspiração!
Beijo grande pra ti e uma semana iluminada para todos!
Teresa
("Se essa lua fosse minha")

Pitadasdilu disse...

Lindo, lindo, amei as fotos!! Não conheço esse lugar, aliás tem um montão de lugar aqui no RS que quero conhecer. Essa música é uma das minhas favoritas.
Bjos, Lú.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...