domingo, 14 de agosto de 2011

Mais passarinhos e um pouco de decoração


Minha mãe foi até uma floricultura essa semana, viu essa estatueta e comprou-a. Pensou que se não a comprasse, eu teria um chilique. Acertou em cheio. Ela é feita em gesso e tem um defeito, nada que um abatimento no preço não solucione. Um ótimo comedouro, aprovado imediatamente pelos pássaros! É só mantê-lo longe da chuva. Agora, que a minha irmã me doou uma outra lata de panetone (também azul) e com esse artefato em gesso, acabaram as filas para a alimentação. Juro, eles faziam filas quando havia apenas uma lata. Tão lindinhos!



canarinhos e um tiê (acho)
Para quem está chegando agora: eu tenho comedouros normais distribuídos pelo pátio, mas os passarinhos gostam de comer direto na lata, que seria o meu "estoque".  
O que eu observei: eles não brigam entre si, nunca brigaram, mesmo quando havia apenas uma lata.
Não interessa a diferença entre eles, ou seja, se é tico-tico ou canarinho, tiê ou pombo: nunca houve briga. Todos fazem fila e comem na lata. Se tem algum fazendo a refeição sozinho, ele dá um pulinho na lata, pega a comidinha e sai para comer do lado de fora. Provavelmente, fica controlando para ver se há algum predador por perto. Se há pássaros por perto, na mesa, ele permanece mais tempo dentro da lata. 
Em síntese, é melhor comer em bando. Mas eu não pensei que isso se aplicasse a diferentes tipos de passarinhos. Eles não fazem discriminação, é aí que eu queria chegar. A cor das penas ou do bico não faz diferença para eles, pelo menos na hora de comer. Tiramos uma grande lição daí, não é mesmo?


canarinho de costas e tico-tico da taquara esperando na cerca

de costas, um canarinho; na cerca, um tico-tico da taquara e o maior é um tiê do Mato Grosso

o canarinho de sempre e o preto eu acho que é um tiê, mas não tenho certeza. Lá embaixo, o tiê do Mato Grosso.
 Bom, eu sou daquelas para quem a decoração deve ser, preferencialmente, funcional. Levo um item para casa, mas ele serve para que, exatamente? Sinto muito, mas eu sou assim. Algumas coisas não tem serventia, são só lindas, mas eu prefiro que elas tenham duplo significado. E nesse aspecto, adorei minha peça de gesso!


Ah, outra coisa. Uma pessoa que trabalha aqui para nós de vez em quando nos disse que o Ibama andou libertando pássaros nativos, o que pode explicar as novas espécies no meu quintal. Pode mesmo: se eles chegaram aqui mortos de fome, viram a ração e foram ficando. Nunca vou entender como alguém pode prender esses bichinhos. Aliás, eu não poderia trabalhar no Ibama, nem com menores, nem em uma porção de outros lugares, pois eu ia acabar matando alguém. Então, viva o Ibama!


E bom domingo!


5 comentários:

Cíntia disse...

Eu não saberia dizer qual é o mais lindo amiga,cada um tem a sua beleza :)são encantadores.Essas fotos com certeza inspiraria algum poeta.
Que estatueta linda e no jardim ela ganhou vida,nada de ficar encostada em algum canto da casa solitária.Beijinhoss

chica disse...

Coisa mais linda.Eu os adoro!!!beijos,lindo domingo,chica

AnaCristina disse...

rsrsrsr patty, ainda bem que vc ganhou a lata de panetone, porque eu ja estava aqui com remorso de nao poder mandar o correio levar uma lata de panetone pro sul ($) e os pombos correios acharam que mesmo sendo lata, tava pesada!

Vida no Campo disse...

Que coisa mais linda Patty,adoreiiiiiiiiii,beijos

msgteresa disse...

Oi,Paty!
Sabe que eu também adoraria ter uma estatueta dessas? (Rs...) Ela é uma graça! Mesmo ela sendo de outro estilo, acho que combinaria perfeitamente com os meus "cogumelos" aqui do quintal (Rs...)... E eu para decorar sou igual à criança... Adoro os objetos que lembram o reino da fantasia! (Rs...)
E como sempre, a natureza vive nos dando pequenas lições de vida... Passarinhos podem ser diferentes,mas parecem mais educados e cooperativos do que muitos seres humanos... Uma lindeza,Paty!
Sabe,minha amiga, acho tão bacana você se dedicar em fotogafar estes momentos dos passarinhos... É como eu gosto de pensar... Se mais pessoas neste mundo cuidassem de jardins e dos animais, sobraria menos tempo para a maldade humana... Pena que ainda há muita gente que não sabe dar valor à natureza! Você e a tua família são pessoas muito especiais, e com certeza, vivem bem perto do coração de Deus...

Meu abraço apertado pra vocês,queridos amigos dos passarinhos e das flores!
Teresa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...