sábado, 29 de outubro de 2011

Formigas x Rosas


Descobri recentemente que colocar crina de cavalo no caule das roseiras evita o ataque das formigas. Elas não conseguem, em tese, ultrapassar a crina, por isso não conseguem atacar a roseira. Digo em tese, pois nem tudo é matemática. Um vizinho nos deu crina de cavalo e meu pai a colocou nas roseiras. Tudo ia bem, até um dia em que a minha mãe descobriu que, de alguma forma, as formigas descobriram um meio de driblar a crina. Será que elas construíram um viaduto? Saltaram de pára-quedas? Escalaram o muro e se jogaram? O mistério permanece. O que sabemos é que elas são capazes de destruir uma roseira da noite para o dia. Literalmente. 


Já temos um acordo com os lagartos: deixamos comida para eles no mesmo local, todos os dias. Até conversamos com eles. Eles não respondem (ainda bem), mas pelo jeito nos conhecem, pois não fogem mais. 


Os pássaros vêm se alimentar quase à nossa porta e estão bem mais mansos do que no início do inverno. Alguns nos vêem e continuam comendo, outros ainda fogem. 


Mas com as formigas não dá para fazer um acordo, do tipo: vamos dar essa comida para vocês e vocês deixam nossas roseiras em paz. Até porque, há também as frutíferas. Eu gosto de alternativas naturais, por isso já pensei em criar tamanduás. Infelizmente, na região há diversos animais, inclusive gambás, mas não tamanduás. 


Então eu pergunto a vocês, que tem plantas e jardins: o que fazem com as formigas?




As duas rosas dessas fotos eu tinha comprado antes das férias, em setembro, mas acabei esquecendo de mostrar a vocês. 
Essa última é quase lilás, hein?

9 comentários:

AnaCristina disse...

eu achei a rosa mais rosa que lilas! rsrsr patty, literalmente da noite para o dia as formigas la em cravinhos comeram uma primavera de um metro de altura que alem de custado caro estava repleta de flores! quanto as roseiras, segundo meu pai, elas AMAM comer roseiras, é tipo o prato predileto...elas devem ter aberto um tunel na crina de cavalo, que eu imagino ser escorregadia, entao ficou facil rsrsrs em cravinhos tambem nao temos tamanduá mas meu pai enrola algodao no pe das roseiras......formigas nao sabem tunel no algodao, mas voce tem que torcer para um passarinho chamado "sanhaço" ou coisa parecida, nao morar ai por perto....isso porque ele pensa que algoda é "paina" e leva embora pra fazer ninho rsrsrsr a natureza nao é maravilhosa????

AnaCristina disse...

p.s.: era pra comentar ou fazer redação?? rsrsrs

Vida no Campo disse...

Oi Patty,aqui em casa as formigas sempre atacam as roseiras es destroem de um dia pro outro ,este ano isso não aconteceu e minhas rosas estão lindas ,sabe o que fiz?achei o ninho delas e coloquei veneno de formigas acabei com elas antes que elas acabem com tudo,beijos bom final de semana

Silvinha disse...

Paty, aqui eu utilizo pó de café usado e isso as mantém afastadas de minhas roseiras. As formigas detestam o cheiro de café... (deixo secar e coloco em volta dos pés das roseiras e formigueiro) Utilizo também sobras de café (sem o açucar) para colocar direto no formigueiro.Espero que as suas também tenham horror ao cheiro.rrss Tenha um lindo semana e sem formigas.Silvia Pazzinatto (Silvinha)

Unknown disse...

Patty, que rosa linda!!
Lhes desejo um lindo domingo!!!
Beijos, Bela

msgteresa disse...

Oi,Paty!
Adorei a cor da tua rosinha...Lindinha!
Mas quanto às formigas,minha amiga, está cada vez mais difícil sermos "ecologicamente corretos" com elas... Há alguns anos atrás, o ataque das saúvas foi tão terrível, que elas quase acabaram com muitas plantas aqui do jardim. Tentamos várias medidas,mas infelizmente,tivemos de achar os formigueiros e atacar com inseticida. Eu mesma sou contra o uso de substâncias tóxicas,mas tem horas que não nos sobra muitas alternativas (até os nossos pés as danadinhas estavam atacando! Rs...).
Já faz tempo que elas andam sumidas.Espero que tenham se mudado pra bem longe... (Rs...)
Quando der um tempinho,passa lá no bloguinho,pois postei o teu lindo presentinho!
Beijinhos para todos e um domingo de muita paz!
Teresa

raquel pedruzzi disse...

Oi Patty!
Vim conhecer o seu blog por recomendação da Teresa (Se essa lua fosse minha, nossa amiga em comum!
A sua casa, como a dela, fica num lugar lindo e cheio de plantas e flores, amei! Os amigos do esquadrão dos patos fazem a festa e a estória da família vai crescendo!!!
Vou aproveitar a visitinha e te convidar para participar do sorteio de niver que estou fazendo lá no meu cantinho!
Passa lá para ver o presente que escolhi para a ganhadora e tenho certeza que você vai gostar!!!
Vou ficar mega feliz caso resolva se inscrever no meu sorteio!
Bjsss e uma ótima semana!

Regina Coeli disse...

Olá Patty,

Santo Pai!
Tem 3 dias que descobri o ataque maciço das formigad as minhas plantinhasd do Jardim Viçoso.
Elas não descobriram as minhas roseiras, mas confesso estar temerosa...
Suas rosas são muito delicadas!
Abração carinhoso,
Regina Coeli

Pitadasdilu disse...

Linda essa lilás! Depois vou querer uma muda, hein?!!
Bjos, Lú.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...