sábado, 11 de fevereiro de 2012

Carvalho Brasileiro


Comentei aqui em casa que estou devendo uma folha e/ou uma bolota de carvalho para o Fabiano
Meu pai diz que na Praça de Gravataí tem um carvalho centenário. 
(Sério? Eu nunca vi!)
Dona Maria diz que tem um carvalho ali no mato atrás de casa, ou seja, no pátio do vizinho. Sai todo mundo para olhar. Eu não, eu não creio em duendes, fadas, Papai Noel, coelhinho da páscoa. Como é que eu vou crer que um carvalho europeu brotou em Taquara? Com o perdão do trocadilho. Enfim, a expedição volta vitoriosa com uma folha. Em minhas pesquisas, descubro que existe de fato um carvalho brasileiro, cujo nome científico é Roupala brasiliensis, então esse não é o carvalho do Fabiano.


Se por um lado houve uma decepção, por outro houve uma descoberta, aliás, várias: eu não sabia que o Brasil tinha um carvalho - esse país é demais! E estamos na época da frutificação, vou lá averiguar se sobrou alguma semente, pois é ótimo para reflorestar! E tem mais: acabo de descobrir que a casca é ótima para cicatrização de feridas. 


A pessoa que me deu a dica? Só usa as folhas para pintar e fazer guirlandas. Desperdício total. 


3 comentários:

AnaCristina disse...

e aquela tall de maple tree? tem por ai? la em poços tem aos montes...nao sei se apareceu em alguma foto....vou procurar.

Fabiano Mayrink Isenhour disse...

Oi Patty bom dia! que legal menina!
A folha é diferente mais pe picotada e robusta, lembra mesmo o carvalho europeu ou o norte americano!! pois não é?! O nosso Brasil é privilegiado com tantas flores, frutas, ervas, e toda uma gama de animais que botam invejinha ate nos extrangeiros que ficam de butuca na nossa amazonia..!!

Patty olha a visao dos extrangeiros a respeito de nós... texto tirado do facebook de um blogueiro legitimo da gema rs de portugal

"
Imagem: floresta amazónica

Não percebo porque os brasileiros [generalizando] chamam de «mato» à principal «floresta» do nosso planeta: a floresta Amazónica.

Mato, aquilo que se diz 'mato' será em algumas regiões lá para o Sul e à beira do oceano.
..."

ta certo que muitos nao gostam de arvores, infelizmente... mais generalizar igual ele disse no comentario?!!! ...

um abraço!

Pitadasdilu disse...

Oi Patty! Que ótima descoberta, acredito que foi mais alegria do que decepção. A folha é linda, parece desenhada a mão.
Bjos, Lú.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...