sexta-feira, 23 de março de 2012

Quero-Quero


O quero-quero (Brasil) ou abibe-do-sul (Portugal) [Vanellus chilensis (Molina, 1782)], também conhecido por tetéu, téu-téu, terém-terém e espanta-boiada, é uma ave da ordem dos Charadriiformes, pertencendo a família dos Charadriidae. Em espanhol é conhecido por tero común ou teru-teru, e em inglês como southern lapwing. Ocorre em toda a América do Sul e em alguns pontos da América Central, e sendo uma ave muito popular acabou por fazer parte do folclore de várias regiões.


É a ave-símbolo do Uruguai e do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

A título de exemplo de sua popularidade, aludindo ao seu papel de sentinela dos campos - pelo que é muito estimado pelos estancieiros e fazendeiros - cite-se Rui Barbosa, que em um discurso proferido em 1914 chamou a ave de "o chantecler dos potreiros. Este pássaro curioso, a que a natureza concedeu o penacho da garça real, o vôo do corvo e a laringe do gato, tem o dom de encher os descampados e sangas das macegas e canhadas com o grito estrídulo, rechinante, profundo, onde o gaúcho descobriu a fidelíssima onomatopéia que o batiza". 

No terreno folclórico, pode-se trazer à memória uma quadrinha brasileira, que reza:

Quero-quero vai voando
e os esporões vai batendo.
Quero-quero quando grita
alguma coisa está vendo.


Para saber mais e ouvir o canto do pássaro, vá até o verbete da Wikipedia, de onde extraí as informações. É só clicar aqui.



A ave da foto? Estava me esperando próximo ao portão, quando cheguei em casa. 

4 comentários:

AnaCristina disse...

na estrada para cravinhos tambem tem quero quero!

Fabiano Mayrink Isenhour disse...

esses passarinhos sao meio engraçados, as vezes faz nos medo pois cantam anoite enquanto voam, imagina andando no meio de uma estrada na roça anoite e esses passarinhos danam a gritar por cima de nossa cabeça rs!!

abraços!

msgteresa disse...

Oi,Paty!
Que bela surpresa,hein? Encontrar um "quero-quero" te esperando no portão! (Rs...) Aqui no Rio também existem muitos deles... Mas é lá no aeroporto internacional do Rio, que vejo sempre muitos "queros-queros" pelo gramado afora... O pior é que algumas vezes,infelizmente, eles são sugados por alguma poderosa turbina de avião...Pobrezinhos! Acho-os muito lindos, mas o povo daqui tem medo deles porque eles ficam muito bravos quando estão com seus filhotes! Ainda bem,né?(Rs...)
Beijos pra ti!!!!
Teresa

Pitadasdilu disse...

Ele é lindo mesmo... conheci esse pássaro quando vim morar aqui... e corri algumas vezes dele quando fazia aula de futebol de campo na faculdade... rs, rs, rs.
bjos, Lú.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...