sábado, 12 de maio de 2012

Experimento

Há um tempo atrás, a Tina compartilhou no Facebook a ideia de plantar mudinhas de plantas em cascas de frutas. Não sei de quem foi a ideia, mas na mesma hora eu questionei: e quanto tempo a casca vai durar? 
A única casca que me veio à lembrança na hora foi a de maracujá, talvez porque, poucos dias antes, eu já tivesse pensado nisso, enquanto fazia um mousse. Resolvi fazer um experimento científico!



Peguei um maracujá, dei para o meu pai comer - a família colabora com tudo - e pedi as cascas. 
Coloquei terra nas duas metades. Numa delas coloquei 3 grãos de feijão, na outra coloquei 3 sementes de maracujá. Isso vocês veem na foto acima, tirada em 23 de abril, às 19h05min. 



Cuidei dos recipientes como de hábito. Deixei-os dentro de casa para que não fossem atacados pelos pássaros. Eles pegavam luz natural e, em algumas situações extremas, eu os levava para "passear" no quintal. A água foi colocada em gotas.
 
A segunda foto foi tirada no dia 07 de maio, às 13h02min. 
A situação é extrema: não é possível mais deixar os feijões dentro da casca do maracujá. Transplantei-os para um canteiro de flores. 
As sementes de maracujá não germinaram. 
Como vocês podem observar, as cascas estão podres, chegaram a mofar. Duraram 14 dias, nos quais as temperaturas variaram entre 10 e 25 graus. 

Minha conclusão: é muito bonito colocar uma mudinha de planta dentro de uma casca de maracujá, fazer uma festa, tirar foto para a internet e depois transplantar a muda. Só isso. Não é viável. É viável usar a casca para a germinação de sementes? Sim. O problema é que a casca é redonda e corre o risco de cair a toda hora. Prefiro sementeiras. 
Eu reaproveito a casca do maracujá usando-a como adubo. É só misturar na terra. 

5 comentários:

AnaCristina disse...

rsrsrsrsr acho que a semente de maracuja demora mais para germinar! plantar sementes em casca de frutas acho que é como muitas coisas que tenho visto na internet: so fica bonito na internet no dia da foto.

Tina disse...

Nossa Patty!
não dá mesmo certo né? bem voce disse aquele dia... quanto tempo será que dura uma casca de fruta?...hehe menina talentosa, inteligente!! como diz a Ana Cristina tem coisas que fica bonito mesmo só na internet rsrsrsrs
bjs e obrigada
Tina (SONHAR E REALIZAR)

Fabiano Mayrink disse...

Oi Patty, realmente tem coisa que fica bonito mesmo só na internet! já tinha percebido rs, mais plantar na casca a unica coisa que acho que é legal é pq plantando a semente junto da casca ela já serve de adubo orgânico assim que a mudinha começa a germinar e a casca a apodrecer!

Luciana. disse...

Oi Patty! Eu nunca tinha visto, bem em Natal eu vi plantinhas na casca do coco e achei uma ideia ótima, pois com certeza a casca do coco vai durar muito, pretendo fazer aqui... deixa só eu arrumar uns cocos para tomar... rs, rs, rs.
Bjos, Lú.

Gratissima disse...

Adorei o seu experimento!
Pois é... um dia o meu Filhote plantou sementes numa casca de ovo lá na escola, mas acho que não estava bem higienizada, pois uns 3 dias depois era um cheiro insuportável de podre... kkkkk...
beijinhos e obrigada por compartilhar!
Ro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...