quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Orquídeas


Essas orquídeas estão com as folhas manchadas. Vocês acham que elas podem estar com fungos?


5 comentários:

AnaCristina disse...

nao entendo nada de orquideas, mas to achando que o vaso ta muito pequeno pra elas...acho que elas precisam de mais espaço...

Cíntia disse...

Patty, infelizmente pode ser fungo sim!Não sei se a umidade estava alta por aí, geralmente é um dos fatores principais.Corte todas essas partes escuras, pois isso vai passando de uma parte para outra.Esterilize uma tesoura e tire o que conseguir, depois coloque canela sobre a parte que foi cortada para ajudar na cicatrização. Talvez vc precisará apelar para um fungicida, não tenho nome de nenhum pois nunca precisei. O que uso aqui é óleo de nim, comprei lá no site orquidario imirim e sempre me ajuda a tratar das plantas doentes;Você pode tentar, mas compre esse lá do site,pois acho que ele é o mais eficaz que testei até o momento.
Amiga, como se trata de uma doença, isole as doentes para que não contamine as saudáveis,ok? Um fungicida caseiro é a calda bordalesa, nunca fiz, mas já ouvi falar que dá bons resultados.Eu compraria um fungicida pronto já.
Esterilize sempre as ferramentas, prevenir a propagação é importante.
Boa sorte com elas,bjs.

Cíntia disse...

Isso de podá-las para evitar a contaminação total eu já fiz várias vezes, não se preocupe.

Pitadasdilu disse...

Eu não entendo nada disso, mas gostei da explicação da Cíntia, assim vamos aprendendo. Minhas orquídeas ficam todas dentro de casa e nunca apresentaram nada de diferente.
Bjos, Lú.

msgteresa disse...

Ai,Paty,tadinha delas...Parece fungo mesmo! Já perdi várias orquídeas com este problema...Pode ser mesmo causado pelo excesso de umidade e muitas vezes o problema começa pelas raízes das plantas,pois as orquídeas em geral, não podem ficar com as raízes muito encharcadas... Principalmente aquelas que tem vida "epífita".
O tratamento sugerido pela Cíntia parece ser muito bom e não deixe de tentar cuidar porque esses fungos são bem agressivos e fazem a plantinha definhar...Boa sorte,amiga!
Beijinhos,Teresa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...