domingo, 23 de setembro de 2012

Minhas Frésias


Elas dão flor todos os anos, aproximadamente na mesma época - início de primavera -, mas eu nunca tiro fotos no tempo certo, quando algumas flores estão desabrochando, enquanto outras já estão plenamente abertas. Dessa vez eu consegui. 


Comprei 6 bulbos há uns 8 anos atrás. Plantei-os na casa da praia, mas eles não gostaram muito de lá. Floriram, mas não ficaram muito contentes. Há uns 3 ou 4 anos, os trouxe de mudança para Taquara. Resultado: os bulbos se multiplicaram. 


Se você tem frésia, não jogue fora: após a floração, o bulbo permanece na terra, vivo. No outono, ele começa a brotar e na primavera, floresce. 
Por que o aviso? Porque alguns dias atrás a minha irmã encontrou uns 20 bulbos de frésia jogados num terreno baldio, lá na praia. Alguém jogou fora, eles caíram na terra, passou o tempo, eles floresceram. E já estão aqui em casa :)




 


Antes de jogar fora a sua plantinha, verifique se não é um bulbo, um rizoma, uma espécie que "adormece" e "renasce" no ano seguinte, cheia de flores. Basta usar o google. 

9 comentários:

Debora disse...

Patty, suas frésias estão lindas, muito mais que as minhas!

Esta semana mesmo tentei comprar mais para refazer o canteiro, mas as mudas tinham acabado!

Recebi seu email, sim! Só que quando vi estava de saída e deixei para responder hoje, que meu filho está na casa da avó e eu fico com um tempinho pra mim!

Amei a sua dica, obrigada por ter se lembrado de mim! Sempre fico com pena de podar as lavandas, mas com a possibilidade de fazer um arranjo com elas a tarefa fica bem mais fácil de cumprir!

Mil vezes obrigada e bom domingo!

Debora disse...

Patty, acabei de ler seus outros comentários!

Pode reproduzir as fotos daquele post, sim, sem problemas!

Sobre o armário escuro, tive uma outra idéia para colocar em prática. Ele fica embutido, mas a parede em volta dele está muito lisa, sem graça. Esta semana vou encomendar alguns apliques de poliuretano (Decorpol, que eu sempre uso) e vou deixar esta "moldura" toda mais trabalhada. Talvez seja isso que me incomoda tanto, a falta de elementos. Depois nós decidimos a parte interna, com todos esses detalhes a mais.

Fabiano Mayrink Isenhour disse...

Oi Patty vi seus comentários la no blogue :) quando eu quiser? já quero rs a eu oferecido ai ai rs...

flores lindinhas essas frésias, eu não conhecia, realmente todos os dias da vida aprendemos!

AnaCristina disse...

que lindas!!!

msgteresa disse...

Oi,Paty!
Flores muito bonitas e que ficam mesmo maravilhosas em forma de canteiros...Tínhamos dela aqui em casa em outra cor,mas não sei porque desapareceram...Isso aconteceu já a bastante tempo atrás,e acho que foi depois de uma dessas limpezas "brutas" aqui no nosso quintal... Pena,né?
E você já viu o meu post novo sobre as abelhinhas verdes que descobri no nosso quintal? Fiquei apaixonada por elas!!! São belíssimas e de uma coloração verde metálica brilhante...Maravilhosas!E o engraçado é que elas só gostaram da florescência de um dos nossos antúrios...Seres vivos preciosos!
Beijos doces daqui!!!
Teresa

Pitadasdilu disse...

Lindas Patty! Essa eu não conheço!
Bjos, Lú.

Vida no Campo disse...

Oi Patty,lindas flores ,tenho no meu jardim ,dessa azul e da branquinha,mas não sabia o nome da flor ,obrigada goste de saber ,beijos

Felipa Monteverde disse...

Que lindas!
São um pouquinho diferentes das daqui, quando as minhas florirem eu posto e já vê (lá pra março)...

c.faria disse...

Olá, suas plantas são muito bonitas, mas elas não são Fresias e sim Babianas. Fresias possuem flores e folhas diferentes mas tbem possuem bulbos como essa.abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...