sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Agapanto


Ganhei esse agapanto branco da minha mãe. Não consegui foto das flores todas abertas ao mesmo tempo, por isso tentei uma foto macro. Acabei fotografando a semente de alguma árvore junto, perceberam? É engraçado o que a lente da câmera capta. 
Cada primavera eu planto uma ou duas mudinhas de agapanto, pois é uma planta cara. 

Peguei as informações abaixo daqui.

O agapanto tem o jeitinho da serra. É uma planta herbácea, rizomatosa, tolerante a baixas temperaturas de inverno. Na primavera, ela nos presenteia com belas e globosas inflorescências com numerosas flores brancas, liláses ou azuis, dependendo da variedade. As inflorescências são muito duráveis e possuem hastes bastante longas tornando-as excelentes para o uso como flor-de-corte, na confecção de arranjos florais. As folhas são longas, laminares de cor verde escura, de forma que, mesmo quando estão sem flores, sua folhagem é muito bonita.

No paisagismo, o agapanto é ideal para maciços e bordaduras a pleno sol. Emoldurados por gramados bem cuidados. É uma planta excelente para bordar a parte baixa de muros e arbustos em renques. É muito rústica, resistente a doenças e de baixíssima manutenção.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares. Resiste ao frio, geadas e a estiagem em curtos períodos. Fertilizações anuais, no final do inverno, estimulam intensas florações. Multiplica-se pela divisão das mudas que se formam na base da planta.

9 comentários:

AnaCristina disse...

adoro agapantos!

Yves disse...

Muito lindo na cor branca,só conhecia lilás...
Tenha uma linda noite!
bj!

Maria Rodrigues disse...

Que linda flor.
Bom domingo
beijinhos
Maria

msgteresa disse...

Oi,Paty!
Que flores maravilhosas! Muito raras de se ver por aqui onde moramos...Na certa não devem gostar do clima quente carioca...(Rs...) Amiga, este verão tem sido muito difícil para as nossas plantas,pois o sol e as altas temperaturas maltratam pessoas,bichos e flores. Tivemos até de fazer uma proteção com tela de horto sobre a parte mais "habitada" do nosso pequeno jardim. Marido fez sózinho e com tanto carinho...E as plantinhas agora mais refrescadas,parecem nos agradecer... Mas graças à Deus, desde quinta-feira, veio uma chuva boa e terna, que tem suavizado bastante o calorão. E eu inspirada com tanto calor, fiz até um "mini jardim" japonês de cactos... (Rs...) É uma espécie de "jardim das fadas" do deserto com uma homenagem ao povo japonês...Até a "joaninha azul" gaúcha foi morar lá também...(Rs...) Quando der um tempinho,passa lá no bloguinho pra ver...
Beijos doces pra ti!!!
Teresa

Simplesmente Doroteia disse...

OBRIGADA PELA VISITA , BJS

Fabiano Mayrink Isenhour disse...

Oi Patty! não conhecia essa flor, fico a imaginar o tanto de flores que tem pelo mundo a fora que não conhecemos! tando de beleza que elas passar onde quer que cresçam, vc já viu daquelas flores mal cheirosas?! são inacreditáveis! Tenho uma bela imagem aq em casa de uma flor mal cheirosa depois conto o que se sucedeu no dia que a vi,

eu já comi todos os bombons brancos que me enviou! estavam deliciosos, eu só não gostei do de café, mais não é novidade não gosto muito de café, bebo só acompanhando algumas coisas, como o bom e clássico pão com manteiga!

aproveitando quero te convidar pra participar do sorteio que estou fazendo lá no meu blog, é de uma "agenda" com folhas envelhecidas ;)

Debora disse...

Não reconheci a flor à primeira vista! A gente sempre olha de longe e vê o agapanto bem cheinho, parecendo uma esfera. Demorei para perceber que vc tinha fotografado bem de perto. Até tinha começado a fazer uma pesquisa sobre essa "nova variedade" de agapanto e a escrever um comentário, mas felizmente minha inteligência voltou a tempo.
Linda foto, como sempre.

Felipa Monteverde disse...

Tenho agapantos brancos e azuis mas os brancos são mais melindrosos, não se multiplicam tanto. A foto está linda, bjo

João Paulo disse...

Parabéns, ótimo post. Trabalho com grama natural (Esmeralda e São Carlos) e se alguém se interessa segue o meu contato. Obrigado desde já.

Compre Grama - Comércio e Plantio de grama Esmeralda

Grama Esmeralda

Grama São Carlos

Grama para jardim

Grama em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...