segunda-feira, 10 de junho de 2013

Como cultivar lavandas

Já falei de lavandas aqui no blog, mas como essa parece ser a paixão nacional e me pediram dicas, estou fazendo esse post especial.


Você pode plantar a lavanda direto no solo ou em vasos ou floreiras. Se você está começando e não tem experiência com plantas, recomendo que opte por um vaso como o das fotos: de cerâmica. Assim, se a planta não estiver se adaptando, você pode trocá-la de lugar. As minhas lavandas estão plantadas em pleno sol e não são regadas diariamente (exceto no verão). O excesso de água mata as plantas. As lavandas são sensíveis a geadas e devem ser podadas, como recomendado abaixo, ao menos uma vez por ano. Eu podo sempre que acho necessário, e sempre na lua nova. 


As dicas abaixo eu peguei aqui.
Encontre uma área do seu jardim que receba bastante luz solar e tenha terra macia e bem drenada. Se não deseja retirar as plantas do recipiente, você pode colocá-las em um pátio ou área do jardim com bastante sol.
Pegue terra com uma pá para criar um monte entre 45 cm e 60 cm de largura. O monte precisa ser alto o suficiente para acomodar as raízes da planta. Faça cada monte com aproximadamente 90 cm de distância um do outro, para que a lavanda tenha um espaço amplo e se desenvolva bem.
Cave o centro do monte para criar um buraco e, em seguida, coloque pedrinhas, de aproximadamente 2,5 cm de diâmetro, até cobrir seu fundo. As pedras promovem drenagem para as raízes, que é essencial para sua sobrevivência. Coloque as raízes dentro do monte e cubra com terra.
Regue com moderação, pois o excesso de água leva ao crescimento de fungos e gera dificuldades à planta. Coloque uma mangueira de irrigação ao longo dos montes para fornecer a quantidade necessária de água e evitar o encharcamento da terra.
Apare um terço da planta durante o outono, para prevenir danos aos ramos durante os meses mais frios. Acrescente areia grossa ao redor dos montes, para servir como uma proteção, e adicione adubo à lavanda antes ou depois das chuvas de outono, para nutrir a terra.

5 comentários:

AnaCristina disse...

adoooooooooooro lavanda
:-D

preciso criar coragem pra podar a minha...tá até ficando feia a coitada!

Pitadasdilu disse...

As minhas estão lindas e enormes! Não sabia que tinha que podar. Elas sempre morriam quando deixava em vasos, depois que plantei no jardim mesmo é que consegui mantê-las. Queria saber como fazer mudas.
Bjos, Lú.

chica disse...

Que legal!São lindas! beijos,chica

Yves disse...

Lavandas são lindas, eu adoro! Elas têm a minha cor preferida...
bjus!

Debora disse...

Adoro lavandas! Podei as minhas (quase todas) outro dia, porque estavam ficando muito lenhosas, mas nunca tentei podar na lua nova (se fiz isso, foi por pura sorte). Vou prestar mais atenção e ver se percebo alguma diferença nas plantas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...