quarta-feira, 30 de junho de 2010

quero-quero



No meu outro blog, estou contando o passeio que fiz ontem a São Francisco de Paula, Canela e Gramado. No lago São Bernardo, em São Francisco de Paula, cliquei esse quero-quero. Bem mansinho, pude chegar perto. Mas não quis exagerar, para não afugentar o bichinho.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Mais uma ave desconhecida



Parece que meu quintal está sendo invadido por novas espécies! Aliens alados!
Essa parece-me que é a fêmea do pássaro de ontem. Mas eu confirmo depois que achar alguma boa alma na wikipedia que a identifique para mim.

A minha mãe salvou uma dessas na semana passada. Não sei se é a mesma ave, mas é da mesma espécie. Relato: a bichinha bateu na janela e caiu no chão. A minha mãe embrenhou-se no meio do mato (sempre tem um matinho do lado da minha casa... em todos os lados), corajosamente, e pegou o passarinho. Estava meio tontinho, por isso ela o levou para o tanque e colocou a cabecinha embaixo d'água fria. Parece que eu estava adivinhando, pois liguei naquele momento e a mãe me contou o ocorrido. Então eu disse a ela para dar ao passarinho, que deveria estar fraco,
aquele néctar dos beija-flores (já falei sobre ele em outro post) . Bom, ela fez isso e o passarinho ficou um tempo dentro de casa, pelo chão, deu umas voadinhas e finalmente, após algumas horas, achou o caminho da rua. Não sem antes bater na porta do meu quarto, querendo entrar. Eu, hein?

Eu tenho quase certeza de que é esse da foto, e de que é uma fêmea. Afinal, ficou bem mansinho na hora da foto, 3 dias depois, nem deu bola para nós. Tenho outras fotos em que cheguei mais perto ainda, mas essa foto é uma das mais bonitas. Vejam que ela (ou ele) está olhando para a câmera!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pássaro desconhecido - mais um! Por enquanto!







Estou postando fotos desse pássaro que fotografei ontem.
É a primeira vez que o vejo e não faço ideia do que seja. Já procurei na minha enciclopédia de aves e não achei nada parecido, nem sombra! Vou para o wikiaves daqui a pouco.
Tirei uma sequência longa, mas vou economizar a sua paciência mostrando apenas 5 fotos.

domingo, 27 de junho de 2010

beija-flor




Essas fotos tirei hoje, antes do almoço.
O beija-flor estava voando em volta de mim, descobri que ele queria um pouquinho de água... Taí! Mal limpei e enchi o bebedouro, ele já foi degustar. Estava com sede, o bichinho!
Bom domingo!

terça-feira, 22 de junho de 2010

helicônia




Algumas plantas atraem pássaros. Os colibris (beija-flor) e os sebinhos (cambacica) adoram a helicônia. Vou continuar a dar algumas dicas durante a semana. Se você tiver alguma, compartilhe!

domingo, 20 de junho de 2010

passarinho desconhecido






Tirei foto desse passarinho, mas realmente não sei de que espécie se trata.
Alguém sabe?
Parece uma cravina (tico-tico rei), mas os machos de cravina que vivem por aqui, têm o topete vermelho. E não têm aquela pena branca na cauda.

Ainda não tive tempo de procurar nos livros. Estou buscando no wikiaves.

Para os amigos que se interessam mais pelo assunto (pássaros!), eu fiz alguns posts no meu outro blog. Para não ser repetitiva, vou colar os links logo abaixo:

Estou editando, pois me informaram que se trata de um tico-tico rei fêmea.

sábado, 19 de junho de 2010

dálias




Parei o carro na estrada duas vezes, enquanto ia para o trabalho, para clicar essas dálias.
Esse parece ser o inverno das dálias. Estão florescendo muito, em todos os jardins. Ou só agora começo a perceber as flores pelo caminho.
Bom sábado a todos!

Cuco!


Você já viu um cuco?
Crédito: Digital Nature.
p.s. Só para esclarecer: eu não!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

quinta-feira, 17 de junho de 2010

últimas notícias

* Assinem a petição para evitar a derrubada das árvores em Sintra! Tem um link no meu outro blog, cliquem aqui. Todo mundo lá de casa já assinou, mas é preciso mais de 3 mil assinaturas!

* Tirei fotos de passarinhos, alguns desconhecidos, no início dessa semana. Vou trabalhar nas fotos quando der tempo, para conseguir uma postagem bem nítida. Estou atrás de 2 espécies diferentes (literalmente), mas eles são mais rápidos do que eu!
Boa quinta-feira a todos!

passarinho fofo


Peguei essa foto em um blog estrangeiro que nada tem a ver com pássaros.
Ele não é uma fofura?

quarta-feira, 16 de junho de 2010

andorinha


Essa foto é para não decepcionar os leitores que amam pássaros.
Mas gente, fotografar plantas é bem mais fácil:) Elas ficam quietinhas!

Essa andorinha, por exemplo, fazia parte de um bando que me deixou tonta! Dei vários giros de 360° até decidir que seria mais fácil fixar a câmera num ponto e esperar alguma ave passar por ali. claro que não deu certo e essa foto aconteceu por puro acidente. E por isso mesmo, é uma das minhas preferidas.
Fui obrigada a diminuir a resolução para postar, mas espero que gostem!

terça-feira, 15 de junho de 2010

cana



No post de ontem, mencionei que estava investindo em mato (i.e. plantas nativas) para a casa da praia. Calma, nada de pânico! Essa muda de cana, eu retirei de um terreno baldio e já está florescendo no meu pátio. Não é linda?

Os dados são da wikipedia:
Cannaceae (ou canáceas) é uma família de plantas angiospermas da ordem Zingiberales que inclui 19 espécies distribuídas em um único gênero, Canna L..

As espécies desse gênero são conhecidas popularmente como cana, embora esse termo seja também muito utilizado para se referir a espécies distantes, como as gramíneas cana-de-açúcar e cana-do-reino.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Árvores, mais árvores!


Anotei na minha agenda mental que preciso comprar um ingazeiro.
Estou pesquisando na web e encontrei um post sobre essa árvore justamente no INCANSÁVEIS, blog que eu sigo há algum tempo.

Encontrei não sei aonde (prometo que vou pesquisar) uma lista de árvores a serem plantadas em locais sujeitos a inundação. Algumas são capazes de absorver 500 litros de água. Please, algum botânico por aí?

Já estou cheia de palmeiras e coqueiros. A moda agora é plantar palmeiras, principalmente nos novos condomínios. Pobre da fauna local.

Vou plantar uma muda de ingazeiro em locais problemáticos - aqueles locais do terreno mais sujeitos a alagamento. E algumas mudas na casa da praia, pois lá tem chovido tanto nesses últimos anos, que é preciso contar com alguns recursos naturais para minimizar a umidade.

Para falar a verdade, na praia tenho abusado das plantas nativas. Não dão trabalho e são, praticamente, mato. E são lindas. Ou só eu aprecio um belo mato?
Para quem estiver interessado, o CEPEN traz uma lista de árvores nativas.
Eu estou! confesso que descobri essa página agora e vou imprimir tudo - ou salvar na memória, para economizar papel - para futuros estudos.

Sobre o ingazeiro:
INGÁ (Inga uruguensis)
Ocorrência – São Paulo até o Rio Grande do Sul
Outros nomes – ingá do brejo, ingá de quatro quinas, ingazeiro, ingá banana, angá.
Características – espécie com altura de 5 a 10 m , tronco de 20 a 30 cm de diâmetro. Folhas compostas paripinadas, de ráquis alada, com 4 a 5 jugas. Folíolos herbáceos, pubescência restrita às nervuras, superfície inferior de cor mais clara, com 4 a 14 cm de comprimento por 1 a 4 cm de largura. Muito comum nas beiras dos rios e planícies aluviais, preferindo solos úmidos e até brejosos. Um Kg de sementes contém aproximadamente 760 unidades.
Habitat - floresta pluvial atlântica
Propagação – sementes
Madeira – moderamente pesada, pouco resistente, de baixa durabilidade natural.
Utilidade – as flores do ingazeiro são melíferas e bastante atrativas para as abelhas. Os frutos são consumidos pelo homem e muito procurados pela fauna silvestre: macacos, periquitos, papagaios e peixes, especialmente os pacus e as piaparas. A madeira é empregada para caixotaria, obras internas, confecção de brinquedos, lápis, etc. Indicada para a regeneração de matas ciliares e paisagismo.
Florescimento – agosto e novembro
Frutificação - dezembro a fevereiro


Para saber mais, vá até o Viva Terra - Árvores Nativas, de onde retirei o texto acima.

Dessa semana não passa! Vou arrumar a minha mudinha e plantá-la. Pelo menos uma!
Quem sabe não atraio espécies diferentes de pássaros para o meu quintal?
Boa semana a todos!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

mariposa


Olhem onde essa mariposa pousou!
Foi um click único, momento kodak mesmo!
Bom final de semana a todos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...