sábado, 26 de fevereiro de 2011

FOLHAGENS: MARANTA-FRANJADA

Gosto de folhagens, aquelas plantas com  folhas verdes que alegram a porção do pátio úmida e sem muita incidência de luz solar. São plantas que não requerem muito sol, nem adubação, nem nada, ficam contentes com pouca coisa: um pouco de terra boa e que nós as deixemos em paz.


Bom, essa é a minha modesta definição de "folhagem".


Eu não gostava delas antes, ou melhor, não as apreciava. Mas com um pátio onde tem muito sol em algumas partes, pouco em outras, muita umidade em alguns lugares e em outras não, passei a apreciar várias espécies, algumas que necessitam de mais cuidados, algumas que dão praticamente como mato. Meus matinhos, como eu costumo dizer. 


FEVEREIRO 2011 270(1)


Eu estava à janela agora há pouco comentando como eu gosto dessa planta da foto. Ela é uma planta artística, ela tem uma pintura branca nas folhas, como se fosse feita com pincel e tinta. Ela é perfeita. Resolvi tirar uma foto para compartilhar com vocês. E a minha mãe me perguntou se eu sabia que ela dava flores, lá embaixo das folhas. 
Não, eu nunca tinha visto! 


FEVEREIRO 2011 271(1)


A propósito, o nome dela é maranta-franjada (calathea medio-picta). É uma herbácea rizomatosa, perene, nativa das nossas terras. Pode ser cultivada em vasos e jardineiras, para interior ou em conjuntos e forrações, em canteiros a meia sombra, com terra rica em húmus e mantida umedecida. É sensível a geadas, por isso não é aconselhável o plantio aqui no Sul. Mas as minhas estão lindas e ao ar livre, como vocês podem ver. 



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...