segunda-feira, 7 de março de 2011

E EU AQUI, FALANDO DE ÁRVORES...

OUTUBRO 2009 345

O que você pensa quando planta uma árvore?
Eu penso: "preciso de uma árvore aqui".
Ou: "preciso dessa árvore lá em casa", frase acompanhada geralmente de outra: "ah, eu acho um lugarzinho para ela", ou "eu podo e não deixo crescer muito", ou "umazinha a mais não vai incomodar".


Recentemente descobri que a acácia negra pode melhorar a qualidade do solo. Lá fui eu: 
- Preciso de meia dúzia de mudas de acácia negra. 
- Mas eles só vendem cem mudas por cliente!
- Tá, eu dou um jeito, eu compro 100, separo 10 para mim e saio distribuindo o restante por aí.


Claro que não rolou, né? Mas consegui duas mudas, algum tempo depois.


Sempre tenho que pensar em dobro: árvores aqui em casa, árvores na casa da praia. Climas diferentes.


Aí eu olho revistas especializadas em árvores (sim, eu compro essas coisas) e fico fazendo listinhas com os nomes daquelas que eu ainda não tenho. Como se eu morasse em um jardim botânico.



Retirei o trecho abaixo daqui.Clique para ler inteiro.

Além de embelezarem a paisagem, as árvores servem de abrigo com seus galhos, mantêm a umidade do ar, ajudam na diminuição da poluição retirando gases tóxicos do ar e produzem o oxigênio para nossa respiração oferecendo, assim, uma melhor qualidade de vida ao homem. A poluição consiste na dispersão de partículas de poeiras, gases e fuligens na atmosfera, e as preocupações com as questões ambientais estão atreladas a todos os tipos de poluição.

Os parques urbanos são espaços públicos importantes, não só para o lazer e a recreação, mas, principalmente, na proteção ao organismo humano, por oferecer esse notável recurso natural, a vegetação. A liberação de gases e de metais no ar pode causar doenças graves no ser humano, sendo assim, as árvores irão absorver grande parte dessa poluição.


Na verdade, segundo recentes pesquisas, não há nada errado em querer morar em uma espécie de jardim botânico. Pensem comigo: segundo os pesquisadores, a casca das árvores absorve a poluição. O local mais seguro para respirar é no interior dos parques, onde a poluição é bem reduzida, uma vez que as árvores barram o máximo possível a entrada de impurezas. Então, um método bastante seguro para obter esse efeito é cercar o jardim de árvores, certo?


(No mínimo, vai ficar lindo)


Outro dia comentei sobre vizinhos (adoro vizinhos, vocês sabem!) que não possuem nenhuma árvore, nenhumazinha, nem mesmo um hibisco, nem uma hortência, nenhuma planta enfim, dentro do pátio. Têm piscina e ar condicionado, claro. 


Mas encontrei uma casa, mais adiante, na qual foram plantadas umas 10 mudas de árvores ao redor da casa, na calçada. Quase desci do carro para aplaudir. E a atitude contagiou o vizinho do lado dessa casa, que está fazendo o mesmo (ou será que o vizinho ecologicamente correto resolveu plantar árvores junto ao muro do vizinho dele, também? Juro que já pensei em fazer isso!). E quando falo calçada, ou passeio público, tenham em mente que estou falando lá da praia, onde as calçadas têm grama e não pedra ou cimento. Lá costumamos caminhar no meio da rua, pois geralmente há árvores na frente das casas. 

OUTUBRO 2009 344


Não sei por que esse assunto surgiu agora.
Vejam que o texto acabou ficando sem pé nem cabeça, não sei a que conclusão queria chegar. Eu tinha um belo início, mas nenhum objetivo em mente. Imaginem se eu fosse romancista: teria o título do livro, o primeiro parágrafo, mas nenhuma ideia para prosseguir na trama. O que não me impediria de continuar escrevendo. 


As fotos: são de um casal de canários em uma das árvores daqui de casa. Acho que é um ipê branco, que se recusa a dar flores. Como ele é teimoso, e eu também, comprei uma outra árvore da mesma espécie, mais nova. Já que estava na floricultura, comprei um ipê amarelo e um roxo para aproveitar o frete. Afinal, seguindo a minha lógica, quem planta um ipê, planta três. 




2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cíntia disse...

Olá Patty!Diferente mesmo aquela planta né?Eu tenho umas plantas esquisitas aqui em casa rsrsrrs qualquer dia vou postar mais!Essa na verdade é parte da minha coleção de suculentas que amooo.Quanto à árvores, sou apaixonada por elas, elas são seres supremos que veem a vida lá de cima e ainda resolvem fazer o favorzinho de deixar o ar melhor pra gente.Eu infelizmente não tenho quintal com terra, mas já plantei um ipê,uma ameixeira e uma moringa em vasos e depois levei para amigos que têm sítios e as replantamos. Que fofo esse casalzinho.
Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...