sábado, 16 de julho de 2011

Passeio no Pátio + Mancha Estranha

Como eu comentei no outro blog, sexta-feira passada foi um dia daqueles...
Cheguei em casa e fui fazer mil coisas, incluindo colheita de lavanda (vejam lá no blog primo-irmão) e catar lenha (vejam abaixo).

Há um tempão eu reparo em troncos de árvores, não é à toa que já fui apelidada de elfa e agora de fada... pois reparei que, não sei desde quando, essa árvore (se não me engano, é um guapuruvu) tem umas manchas vermelhas. Eu sou leiga em biologia, alguém sabe o que é isso?
Não é tinta! Será doença?


A minha esperança é a Teresa, minha bióloga de plantão! 


Pessegueiro em flor:


Antes que as ecologistas me batam, esses galhos caem das árvores com o vento e estão no chão, pelo pátio. Eu fiz uma pequena ginástica de abaixa-levanta catando galhos para queimar na lareira, pois na sexta-feira passada (dia 08) ainda estava muito frio. Não é a nossa lareira que vai salvar o mundo e nós evitamos o desperdício em tudo. 


O que é interessante é a aula de biologia até na atividade de catar lenha. 


10 comentários:

Tina disse...

oI AMIGA
iNFELISMENTE NÃO SEI O QUE SÃO AS MANCHAS VERMELHAS.PENA! NÃO POSSO AJUDÁ-LA!
MAS POR AQUI O FRIO DEU UMA TRÉGUA, OS DIAS JÁ NÃO SÃO TÃO FRIOS, MAS O TRABALHO DE BUSCAR LENHA, E ASCENDER O FOGÃO É DIÁRIO...
QUE A SUA SEMANA SEJA MARAVILHOSA! ALEGRE E ABENÇOADA!
BJS
TINA (meu cantinho na roça)

Vida no Campo disse...

OI Patty,aquelas manchas na arvore acho que é algum tipo de fungo,quanto a catar lenha também faço isso,pois prescisamos nos aquecer né,até que por aqui o frio deu uma trégua e tivemos alguns dias bem gostosos,beijos querida bom inicio de semana

CRIS COM ARTE E MANHA disse...

Olá patty, visitando o seu blog , li seu post das manchas nas árvores, eu não sou bióloga , mas moro no campo, e minhas árvores também tem essas manchas. Pois bem , te passo a informação que recebi , não sei até onde são verídicas: contam alguns japoneses donos de uma linda pousada, em um município vizinho ao meu, que essas manchas seriam como uma sinalização da pureza do oxigênio... bom por aqui onde tenho minha casinha eu acredito nisso, meu ar é puro mesmo, até carro por aqui só circulam dois ou três ao dia! beijos de paz no seu coração.

Debora disse...

Oi, Patty!
Dei uma pesquisada e algumas pessoas concordam com a Cris, dizendo que estas manchas vermelhas surgem somente onde o ar tem boa qualidade. Outros dizem que a presença do líquen por si só (vermelho ou não) já é indicativo de qualidade do ar, pois são muitos sensíveis à poluição. De qualquer maneira, não é doença, só boas notícias.

msgteresa disse...

Oi,Paty!
Minha amiga, desculpe a demora na resposta,mas este fim de semana foi muito agitado por aqui (lembra dos meus aniversariantes da semana? ), e só agora pude vir até aqui com calma.
Pelas imagens, realmente parecem ser um tipo de "líquen vermelho"... Lembra que você mesma queria ver um deles ao vivo e à cores? Então,pelo jeito, este teu sonho está se realizando! (Rs...) E como foi dito nos comentários acima, eles costumam aparecer em áreas onde o ar é bem puro e não há agentes poluentes. Existem teorias que não concordam com essa idéia,mas eu acredito que a relação líquen vermelho e ar puro pode ser bem verdadeira. Até porque aqui na cidade do Rio de Janeiro (área urbana) eu nunca achei nenhum deles... Talvez existam nas áreas florestadas,mas eu mesma ainda não reparei (Rs...)
Que bom que eles resolveram aparecer por aí,hein? Sinal que o ar de vocês está em muito boas condições... E isto significa uma melhor sáude para todos e uma melhor qualidade de vida!
E o frio ? Já deu uma trégua por aí? Aqui no Rio está bem mais quentinho... Será que a primavera vai chegar mais cedo ou será só o "aquecimento global"? (Rs...)
Beijinhos!!!!
Teresa

msgteresa disse...

Oi,Paty!
Voltei rapidinho,né? (Rs...) É só pra dizer que com certeza o ar de vocês é bem saudável... Os outros líquens que voc~e nos mostrou nos galhos estão muito bonitos e desenvolvidos!Eu os acho maravilhosos, mas sou suspeita em dizer,pois sempre fico encantada com as formas e cores dos representantes do reino dos fungos e dos líquens! ( e só pra acrescentar... O meu filho mais velho diz que tem certeza que eu também sou uma "elfa"! (Rs...) )
Uma linda e inspirada semana pra vocês!
Teresa

Mery Vale disse...

Patty querida,
eu fico aqui babando nas suas fotos...adoro a natureza,mais não manjo nadica de nada de árvores,flores (só as mais populares...rosa,margarida,hortência...etc)mais adoraria fazer uma caminhada aí,ver de perto esta beleza e dar um oi para a Safira!
Beijokas,
Mery

Elisabeth Casagrande disse...

Oi Flor.
Também sou bióloga e gosto dos líquens.. eles são muito importantes na perfumaria( nota olfativa musgo-de-carvalho). Dei uma procurada para ver qual era o nome do seu líquen vermelho, que ainda não tinha visto.
Achei neste site, inclusive com um comentário sobre o indicador de qualidade do ar..
http://holosecologiaintegral.blogspot.com/2011/03/lenda-do-liquen-vermelho.html. Beijocas de Elisabeth

Unknown disse...

Isso chama lÍquen, serve como bioindicador de pureza do ar...

Só não tenho certeza mas o vermelho significa que o ar está otimo, o liquen amarelo mediano, e o cinza ta ruim

Unknown disse...

líquen vermelho - Um fungo de ar puro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...