terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ainda sobre formigas

Há alguns dias atrás, publiquei um pedido de ajuda a respeito de formigas, que estavam comendo todas as nossas roseiras e devastando as frutas. 
A resposta foi ótima, valeu gente!

Para ver o post original, clique aqui.

Naquela mesma semana, fui numa agropecuária e pedi uns "remedinhos"... Solicitei os mais vendidos e comprei todos! Segundo o vendedor, não ia sobrar uma formiga no pátio. 

Vamos ver as sugestões?


Esse primeiro é um spray que você põe em cima de uma formiga e ela contamina o restante da colônia, até que todas morrem. 
Eficácia: não sei dizer, usei em algumas formigas e também usei outros métodos.
Muito tóxico. 


Estamos usando em conjunto com o spray acima. Na dúvida, comprei um de cada. Não sei dizer sobre a eficácia. Ambos são tóxicos. Um é gel, o outro vem com uma seringa.


Agora vamos ver as dicas do pessoal!


Luciana S.: Disse-me que usa um produto da Jimo, em pó. Deve ser esse da foto abaixo. Desconfio que também usamos isso aqui em casa, pois de vez em quando eu vejo um pó cinza no pátio - o setor de venenos está aumentando. O link do fabricante é esse aqui.


 Cíntia: A Cíntia me passou o link do produto que ela usa pelo site da Merlin. Não usei, não sei se é igual, melhor ou pior do que os produtos acima. Ela só usa quando o ataque das formigas é excessivo. 




Silvia Pazzinatto: "Paty, aqui eu utilizo pó de café usado e isso as mantém afastadas de minhas roseiras. As formigas detestam o cheiro de café... (deixo secar e coloco em volta dos pés das roseiras e formigueiro) Utilizo também sobras de café (sem o açúcar) para colocar direto no formigueiro.Espero que as suas também tenham horror ao cheiro. rrss"

Nota 10, Silvia! Não usei o café, somente a borra, e funcionou maravilhosamente bem. Claro que eu também me afastei das rosas, pois odeio o cheiro de café. Mas é mais suportável do que o cheiro do veneno!

Ana Cristina: "meu pai enrola algodao no pé das roseiras...... mas voce tem que torcer para um passarinho chamado "sanhaço" ou coisa parecida, nao morar aí por perto....isso porque ele pensa que algodão é "paina" e leva embora pra fazer ninho rsrsrsr a natureza nao é maravilhosa????"

Ótima dica, Ana, mas aqui temos sanhaço sim e com essa sua dica, desconfio que foi ele que levou metade de uma guirlanda minha embora! Esperto esse bichinho, hein? Bem que ele poderia comer umas formiguinhas!...

Vamos manter esse tópico aberto? Continuem enviando sugestões!
E se adotarem as técnicas sugeridas, me digam como foi a experiência!


6 comentários:

AnaCristina disse...

rsrsrsrsrrsrsrsr

Tina disse...

Não vou dar dicas, vou sim é fazer o que te mandaram, minhas roseiras estão peladinhas...vou colocar borra de café ...veremos
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

Pitadasdilu disse...

Oi Patty! Muito boa as dicas. É esse mesmo o produto que estou usando e tem dado super certo. Amei a dica do café e vou fazer também, aqui em casa tem café todos os dias e agora tenho onde aproveitar a borra.
Bjos, Lú.

msgteresa disse...

Oi,Paty!
Minha nossa,Paty... Dessa vez você está usando um verdadeiro "arsenal" contra essas formiguinhas,hein?(Rs...) Assim,acho que elas não vão resitir,minha amiga! (Rs...)
Estou brincando,viu? Aqui em casa,como eu já te contei,também já tivemos as nossas batalhas "épicas" contra esse exército incansável de formigas, e sei bem o que elas podem fazer num pequeno jardim... Eu não me lembro mais da substância que usamos na época,pois nós até tivemos de contratar um especialista em dedetização para acabar com essa guerra (pra você ver o nosso desespero depois de tantas tentativas infrutíferas contra as terríveis saúvas...)...Esses pequeninos insetos são incríveis na arte da sobrevivência, e às vezes o que dá resultado para uma espécie,pode ter resultado diferente em outra. O segredo é não desistir e continuar tentando até achar a melhor solução. Também não me agrada em nada ter de usar essas substâncias tóxicas,mas tem horas que não tem outro jeito...Fazer o quê?
E mudando para o assunto mais ameno...Menina,como são lindinhas estas mini-dálias,né? Com certeza são uma festa de cores e alegria em qualquer jardim...Mas não me lembro se já as cultivamos por aqui. E as fotos estão bem bonitas!
Mas Paty, agora sou eu quem peciso do teu endereço do correio,pois agora vou poder enviar também umas lembrancinhas pra ti... Acho que o serviço dos Correios já está normalizando...Com essa greve toda, tivemos a nossa entrega de correspondência totalmente atrasada. Por isso,estava esperando uma oportunidade pra te enviar as lembrancinhas com mais tranquilidade...Eu havia até copiado o teu endereço,mas guardei tão bem que agora não estou conseguindo encontrar... (Rs...)Não te disse que ando enrolada? Deve ser mesmo a "síndrome do final de ano"...(Rs...)
Beijo grande pra todos e um ótimo fim de semana!!!
Teresa

Unknown disse...

Um agrônomo me disse para gergelim envolta das plantas. O gergelim é carregado para o ninho e se transforma em um fungo tóxico para as formigas. Na época não encontrei as sementes para plantar. Outra dica foi comprar gasolina e com um funil encharcar bem o buraco das formigas e colocar fogo Esta eu fiz e deu certo. Apenas muito cuidado ao manusear a gasolina. Tem que colocar fogo em seguida para a terra não absorver. Você escuta o estoura no ninho. E tem que colocar em todos os buracos.

Unknown disse...

*Plantar gergelim, em volta das plantas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...