quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dama da Noite

Há um problema em tirar foto à noite, aliás dois:
1) os mosquitos; eles atacam mesmo;
2) não enxergar o que estou fotografando. Não há iluminação, por exemplo, nessa parte do pátio.
Fotografei de dentro de casa, pela janela. Fui às cegas, e agora me dou conta de que nessa parte não há nenhuma lâmpada. Certo, não faz falta, dá-se um jeito. Tirei 39 fotos e escolhi 3. 

Foto 1) uma panorâmica da vista da janela, bem próximo: a orquídea-bambu, a dama da noite, a palmeira; ao fundo, outras plantas, a que se destaca mais é uma pitangueira. 


Foto 2) a dama da noite, com flores fechadas, como ela fica durante o dia. Não sei por quê. 
Eu esperei justamente o anoitecer, pois eu nunca tinha visto a flor dessa planta até a semana passada, quando me dei conta de que poderia fotografá-la pela janela. Agora decidi refazer a foto com a câmera nova, mas nem todas as flores abriram. Não entendi. 


 Aqui, uma cachopa aberta. Agora, sim! E o perfume é maravilhoso!
Ganhei a muda de uma amiga há uns 5 anos atrás. Já fizemos duas ou três mudas dela, ou mais. Pega fácil, não exige trabalho nenhum e o perfume chega a ser viciante. Se deixar, eu fico na janela a noite toda! Plantei outra muda perto da outra janela, no outro lado da casa. E na praia, plantei próximo à varanda, perto da rede:) Esperta...


Pena que ela só floresce na primavera-verão, mas mesmo assim, vale a pena. Estou pensando em cercar a casa com mudas dessa planta.
Vocês conhecem outras flores tão cheirosas quanto essa?


7 comentários:

AnaCristina disse...

na calçada do outro lado da rua tem uma escola...meio quarteirao so de dama da noite!! adoro o cheiro tambem! acho que o cheiro da dama da noite é o gosto da semente da ameixa em calda..entendeu? rsrsr

AnaCristina disse...

a semente, que fica dentro daquela coisinha dura...esqueci o nome...

Debora disse...

Tenho um jasmim-de-leite e o cheiro também é sentido de longe. Não sei se é tão forte quanto o da dama-da-noite, mas é delicioso. Até as florzinhas são parecidas!

Josinete Beatriz disse...

Oi Patty! Também estava com saudades! Bom rever voce, querida! Obrigada pela presença que me deixou muito feliz!! Tudo lindo, por aqui! Bjs. Josi

Josinete Beatriz disse...

Amiga, já fiz presépio de biscuit...estarei postando em breve, mas vou tentar fazer de Eva... vamos ver como fica, não é? Bjs. Josi

Debora disse...

Cadê o link direto para o outro blog?

Luciana disse...

O cheiro realmente é maravilhoso, quando fiz o jardim, comprei uma muda e plantei, mas não sei o que aconteceu, deu uma praga e acabou morrendo. Acho que foi a torcida da minha vizinha que é alérgica ao cheiro.
Bjos, Lú.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...