quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dama da Noite

Há um problema em tirar foto à noite, aliás dois:
1) os mosquitos; eles atacam mesmo;
2) não enxergar o que estou fotografando. Não há iluminação, por exemplo, nessa parte do pátio.
Fotografei de dentro de casa, pela janela. Fui às cegas, e agora me dou conta de que nessa parte não há nenhuma lâmpada. Certo, não faz falta, dá-se um jeito. Tirei 39 fotos e escolhi 3. 

Foto 1) uma panorâmica da vista da janela, bem próximo: a orquídea-bambu, a dama da noite, a palmeira; ao fundo, outras plantas, a que se destaca mais é uma pitangueira. 


Foto 2) a dama da noite, com flores fechadas, como ela fica durante o dia. Não sei por quê. 
Eu esperei justamente o anoitecer, pois eu nunca tinha visto a flor dessa planta até a semana passada, quando me dei conta de que poderia fotografá-la pela janela. Agora decidi refazer a foto com a câmera nova, mas nem todas as flores abriram. Não entendi. 


 Aqui, uma cachopa aberta. Agora, sim! E o perfume é maravilhoso!
Ganhei a muda de uma amiga há uns 5 anos atrás. Já fizemos duas ou três mudas dela, ou mais. Pega fácil, não exige trabalho nenhum e o perfume chega a ser viciante. Se deixar, eu fico na janela a noite toda! Plantei outra muda perto da outra janela, no outro lado da casa. E na praia, plantei próximo à varanda, perto da rede:) Esperta...


Pena que ela só floresce na primavera-verão, mas mesmo assim, vale a pena. Estou pensando em cercar a casa com mudas dessa planta.
Vocês conhecem outras flores tão cheirosas quanto essa?


7 comentários:

AnaCristina disse...

na calçada do outro lado da rua tem uma escola...meio quarteirao so de dama da noite!! adoro o cheiro tambem! acho que o cheiro da dama da noite é o gosto da semente da ameixa em calda..entendeu? rsrsr

AnaCristina disse...

a semente, que fica dentro daquela coisinha dura...esqueci o nome...

Debora disse...

Tenho um jasmim-de-leite e o cheiro também é sentido de longe. Não sei se é tão forte quanto o da dama-da-noite, mas é delicioso. Até as florzinhas são parecidas!

Sonhos e Artes disse...

Oi Patty! Também estava com saudades! Bom rever voce, querida! Obrigada pela presença que me deixou muito feliz!! Tudo lindo, por aqui! Bjs. Josi

Sonhos e Artes disse...

Amiga, já fiz presépio de biscuit...estarei postando em breve, mas vou tentar fazer de Eva... vamos ver como fica, não é? Bjs. Josi

Debora disse...

Cadê o link direto para o outro blog?

Pitadasdilu disse...

O cheiro realmente é maravilhoso, quando fiz o jardim, comprei uma muda e plantei, mas não sei o que aconteceu, deu uma praga e acabou morrendo. Acho que foi a torcida da minha vizinha que é alérgica ao cheiro.
Bjos, Lú.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...