terça-feira, 19 de março de 2013

Flores da Luma


A Luma me enviou duas fotos há não sei quantos séculos atrás e pediu para eu identificar as plantas. Primeiro eu me empolguei e procurei em todos os livros, depois fiquei enrolada no trabalho e acabei com tendinite. Vou dizer uma coisa, não vou visitar blog nenhum essa semana, meus dois braços estão doendo. Droga.

Mas bem, finalmente consegui identificar as duas plantas da foto acima. Uma encontrei na enciclopédia, a outra alguém me soprou no Facebook.



A plantinha linda que está atrás se chama confete, ou hypoestes. Aqui em casa tenho várias, elas se reproduzem com muita facilidade. Adoro!

A outra planta, a da frente, cor-de-rosa, é uma Alternanthera. Achei de informações no site Jardim das Ideias:

Alternanthera dentata

penicilina, caaponga, anador, periquito-gigante, melhoral, terramicina, cabeça-branca, carrapichinho, carrapichinho-do-mato, ervanço, nateira, perpétua, perpétua-do-brasil, perpétua-do-mato, quebra-panela, sempre-viva.
  • Uso esta planta rústica em grupos formando maciços e combinando com outras de tons variados de verde, amarelo e cinza. É uma opção perfeita para quebrar a invariabilidade dos verdes e a monotonia das paisagens monocromáticas, inclusive quando utilizada nos jardins verticais. Extremamente rústica cresce rápido em solos de baixa fertilidade, porém úmidos, incluindo aqueles acidentados e em declive. Seu crescimento é mais compacto se cortadas as pontas dos ramos periodicamente. Os nomes populares, tomados de remédios, aludem a seus possíveis efeitos analgésicos, diuréticos e digestivos.
    Sinônimos estrangeiros: Joseph's coat (em inglês); calico, duranta roja (em espanhol)
    Família: Amaranthaceae
    Características: Herbácea perene de folhagem ornamental
    Porte: 30 a 50 cm de altura.
    Fenologia: Ano todo.
    Cor da flor: Branca.
    Cor da folhagem: Cor de vinho, extremamente chamativa.
    Origem: Sul do México até Brasil, principalmente ao longo da região litorânea, nas restingas, dunas estabilizadas e ao longo de matas ciliares, até Santa Catarina.
    Clima: Tropical/subtropical. Não suporta temperaturas muito baixas.
    Luminosidade: Pleno sol. Em locais sombreados perde a cor característica.


Agora paciência e muito anti-inflamatório até eu publicar a outra foto.
Enquanto isso, visitem o blog da Luma. Recomendo especialmente esse post.


4 comentários:

Debora disse...

O Hypoeste eu já conhecia, mas a Alternanthera é novidade pra mim. Amei a cor, preciso achar um espacinho pra ela no jardim!

AnaCristina disse...

tendinite nunca tive, em compensação, sempre tenho crises no nervo ciatico, fico toda torta...

msgteresa disse...

Oi,Patty!
Ô,minha amiga, ficar com tendinite não é nada agradável não,mas sei que com o medicamento e repouso você vai melhorar rápidinho,viu? ... E as plantinhas da Luma são mesmo lindinhas... Folhagens que enfeitam qualquer cantinho de um jardim ! Parabéns por descobrir os nomes delas! Esta semana lembrei que você e o Fabiano tinham falado da estória da Beatrix Potter,e sabe que até acabei fazendo um post sobre ela? Devido à proximidade da Páscoa fiquei pensando muito em coelhinhos e o "Peter Rabbit" acendeu a minha imaginação...(Rs...)Tive até de fazer um bolo de cenoura! (Rs...)
Melhoras e beijo grande pra ti!!!
Teresa

Luma Rosa disse...

Ahhhhhhhhh, agora as minhas plantinhas têm nome!! Obrigada, Patty!! Poxa, está com tendinite e mesmo assim postou? Merecia que eu estivesse aí pertinho para fazer um shiatsu no seu braço (?) imagino que seja no ante-braço, acima do cotovelo. Muito gelo, heim?
Beijus,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...